Política
12/05/2022 16:56

Bolsonaro: Brasil tem inflação, aumento de combustíveis; sei disso e assumo responsabilidade


Por Bibiana Borba

São Paulo, 12/05/2022 - Com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado acima de 12% ao ano e após seguidas altas nos preços de gasolina e diesel, o presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu hoje que o Brasil "tem inflação, aumento de combustíveis". E emendou: "sei disso e assumo a responsabilidade".

No entanto, durante participação na abertura da 10ª edição da Feibanana, em Pariquera-Açu (SP), Bolsonaro repetiu as críticas a governadores que fecharam comércio e serviços como medidas para evitar a transmissão de covid-19 durante a pandemia e minimizou os impactos das altas dos preços no País. "Brasil é um dos países que menos estão sofrendo com a questão da inflação no mundo".

O presidente seguiu também com o discurso de que recuo no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi muito menor do que o estimado - "o mundo esperava que o Brasil fosse cair 10 pontos percentuais no PIB e caiu 4 pontos percentuais" - e com elogios aos produtores rurais. "Nossa economia se manteve vigorosa porque o homem e a mulher do campo não pararam na pandemia".

Bolsonaro afirmou que quem cria emprego não é o governo federal, mas a iniciativa privada, mas que o setor público colabora com os que empregam no País. "Primeiramente, não atrapalhando quem quer produzir". Na feira agrícola no município do Vale Ribeira, região onde Bolsonaro foi criado e ainda reside parte de sua família, sobrou tempo para o presidente elogiar dois de seus ex-ministros, Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Teresa Cristina (Agricultura), ambos candidatos a cargos eletivos em 2022.

Ao final, repetiu que seu governo completa três anos e meio sem corrupção, apesar da queda de ministros após denúncias evolvendo suas pastas. A última, como mostrou o Estadão, na Educação, trouxe a queda de Milton Ribeiro em meio ao escândalo do gabinete paralelo de pastores no ministério.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

MAIS NOTÍCIAS

Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Privatização/Petrobras colocará contra governo a esquerda, parte/direita e militares
Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Bolsonaro só está sendo a favor da privatização por questão eleitoral, não racional
Política
12/05/2022 12:39
Maílson: Congresso reflete sociedade, que não aprova privatização
Política
12/05/2022 12:38
Maílson: Privatização de empresa desse porte não acontece em menos de 3 anos
Política
12/05/2022 12:38
Maílson sobre Petrobras: ideia [de privatizar] é correta, mas não tem viabilidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso