Releases
12/06/2019 15:39

Empresas de transporte de cargas aumentam o interesse por ferramentas de automação logística


Imbituva, Paraná--(DINO - 12 jun, 2019) -
A cada dia, o setor logístico tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, por ser um dos mais estratégicos para o pleno funcionamento de todo o processo de produção. Por esse motivo, os empreendedores têm buscado reduzir os custos operacionais e ganhar competitividade no mercado.


Um relatório de pesquisa desenvolvido pelo IPEA, a respeito da logística e transporte no Brasil, mostra a evolução do conceito de logística desde os anos 40 até os dias atuais, divididos em 4 fases. Na fase 4, que se refere ao presente, vemos que existe uma preocupação maior com parcerias e usos de sistemas voltados para este foco. Nesse caso, adotar a automação logística é uma excelente alternativa para suprir esta preocupação.


É importante entender a relevância da tecnologia na gestão dos procedimentos logísticos, por proporcionar uma série de benefícios que tornam mais fáceis os diversos desafios e dificuldades que fazem parte do dia a dia.


As prerrogativas que modernização nesse nicho traz, aumentam o percentual de lucro das empresas, na medida em que algumas providências são tomadas, como por exemplo:


Diminuição de custos


A logística é um dos setores em que se concentra a maior parte dos custos das companhias, por isso, toda maneira de economizar nessa área é válida. Esse é um dos principais benefícios da automação logística, que gera rapidez com os processos automáticos, e da elaboração de políticas contra o desperdício, por exemplo.


Aumento da produtividade


Com a automatização, os processos manuais vão diminuir. Assim, as tarefas são realizadas em menos tempo, o que ajuda os gestores e colaboradores a ser mais produtivos. Além disso, a organização consegue gerenciar seus produtos, as etapas realizadas e o atendimento ao cliente.


Dessa forma, os profissionais podem se dedicar à análise de estratégias, a buscar tendências e aperfeiçoar o que for necessário.


Centralização de dados e processos


Na automação logística, é preciso um recurso que centraliza a operação e viabiliza aos responsáveis pelo departamento uma visão completa de todo o processo, além de permitir o acesso rápido a informações relevantes para o trabalho.


Esses fatores colaboram para a busca de dados com mais rapidez e segurança, auxiliando nas tomadas de decisões e no gerenciamento da logística e demais setores.


Otimização do tempo


Outra vantagem é a otimização do tempo, tendo em vista que ela contribui para uma visão ampla de tarefas, agilizando o monitoramento e identificação de lacunas e falhas processuais.


A ferramenta escolhida torna todas as fases mais evidentes e controladas, e o resultado é um tempo maior para que a equipe possa focar medidas que melhorem os resultados, como captação de novos clientes e avaliação do desempenho, tornando a empresa mais competitiva.


Desse jeito, é possível produzir mais em menos tempo e com mais qualidade, dando aos gestores a chance de fazer análises sobre as despesas com logística.


Aprimoramento da gestão de riscos


Uma das questões mais delicadas de qualquer instituição é o gerenciamento de riscos. Reduzir os eventuais danos e possíveis prejuízos e problemas que possam influenciar a rentabilidade e reputação do negócio é primordial para assegurar o funcionamento adequado dos processos.


Para chegar a isso, é preciso ter em mãos dados claros e precisos para encontrar o ponta da cadeia logística em que existem falhas e quais soluções precisam ser implementadas para resolver esses pontos.


Por exemplo, caso seja identificado um certo caminho que está com problemas na segurança, já que os números de tentativas de roubos aumentaram nos últimos tempos, persistir nesse trajeto poderá gerar prejuízos frequentes, como a perda de cargas.


Os dados podem mostrar a necessidade de elaborar um percurso mais seguro ou uma maneira diferente de fazer o transporte da carga, minimizando os riscos de problemas, garantindo uma entrega tranquila e dentro dos prazos informados para o cliente final.


Modernização e inovação


Para que a companhia continue se desenvolvendo e ganhando espaço no mercado, é preciso que ela se mantenha alinhada e atualizada às novas necessidades do consumidor e do ambiente comercial. É grande a demanda por rapidez e comodidade, e, por meio do uso da tecnologia, é possível oferecer esses serviços de forma modernizada.


Conforme a empresa vai conquistando seu espaço e reconhecimento, torna-se inevitável a necessidade da inovação e automação logística, acrescentando qualidade aos procedimentos, o que é transformado em satisfação do cliente, ao receber sua mercadoria em tempo hábil e em perfeitas condições.


Redução de erros


Esse é um ponto muito importante para a gestão logística, já que tanto os erros mais graves quanto os mais simples precisam ser eliminados, considerando que geram impactos diretos na entrega ao destinatário, reputação e gastos do negócio.


A troca dos processos manuais, na maioria das vezes demorados e burocráticos, pelos processos automatizados, por meio da automação logística, faz com que as atividades passem a ser realizadas por soluções inteligentes e confiáveis, o que diminui de maneira considerável a probabilidade de erros, eliminando retrabalhos e gastos desnecessários.


Auxílio na tomada de decisões


Com a emissão de informações centralizadas nos sistemas automatizados, existe um maior fundamento para a tomada de decisões a longo prazo para os mais variados setores, inclusive para o de logística. Por exemplo, pode ser verificado o caminho mais rápido, mediante a análise dos dados registrados na ferramenta, assegurando o acerto da decisão e os resultados esperados.


Com os clientes ficando cada vez mais satisfeitos e felizes com o serviço prestado pela empresa, desde a hora do atendimento até o recebimento da encomenda, é visível como a automação logística consegue atingir diretamente toda a cadeia de produção até o destino final, propiciando um nível baixo de reclamação e o aumento de opiniões positivas e indicações para a companhia.


Satisfação dos clientes


A inovação dos processos gera essa satisfação dos consumidores, pelo fato de que eles são informados a respeito de todo o processo, podendo conferir qual é o status do seu produto e o dia correto em que ele será entregue em sua residência. Como o que o cliente deseja é justamente qualidade e agilidade, não pensará duas vezes em se manter fiel à marca.


A automação logística para a otimização dos processos e potencialização dos resultados e lucratividade da empresa traz diversas melhorias, o que gera destaque e competitividade no mercado atual; contudo, para usufruir de todos os benefícios oferecidos, é essencial optar por soluções tecnológicas de empresas especializadas no segmento de transporte de cargas.


A Bsoft, especialista em software para gestão de frotas e logística, aplica o uso da tecnologia na automação de processos, aumentando a produtividade da empresa e reduzindo custos. Aliando a tecnologia com um suporte especializado e permanente, o Controle de Transportadoras Bsoft consagrou-se como TMS e WMS mais utilizado no país, segundo pesquisa realizada pela IPSOS, Grupo Estado e TruckPad.


Saiba mais sobre as vantagens da automação logística no nosso vídeo com a jornalista e apresentadora Carla Vilhena.



Website: https://www.bsoft.com.br

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos