Releases
26/03/2020 08:32

Escolhendo o banco de dados ? SQL ou Oracle?


São Paulo--(DINO - 26 mar, 2020) -
Empresas de todos os tamanhos, mesmo as menores, geram um grande contingente de dados. Essas informações de números de vendas, preferências do cliente, arquivos da companhia, entre outros elementos, proporcionam insights valiosos para o desempenho dos negócios.


Lidar com o volume de dados acaba se tornando um grande desafio. Por esse motivo, a maioria das empresas armazena as informações em sistemas de gerenciamento de banco de dados.


Como escolher o banco de dados que mais se adéqua às necessidades da empresa?


O SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados desenvolvido pela Microsoft para armazenar e controlar as informações condicionadas no sistema.


É o modelo utilizado mais popular e possui quatro versões. Além de suportar bancos de dados com mais de 500 milhões de gigas, ele apresenta núcleos de processador, integração de dados, acesso à memória por instância, indexação online, criptografia de dados sensíveis, business intelligence e outras funções que vão variar de acordo com a licença escolhida.


Esses quatro tipos de SQL Server buscam atender diferentes demandas de empresas de todos os portes, oferecendo ainda análise operacional e de big data em tempo real, suporte a nuvem híbrida e integração com outros sistemas.


O Oracle Database, outro sistema bastante utilizado, também apresenta quatro edições que possuem grande desempenho e segurança, escalabilidade, data warehouse e permitem desenvolver aplicativos de alta performance para web e processamento de transações online.


As versões mais robustas do Oracle Database possuem replicação avançada, compressão, proteção de dados com recuperação de desastres e varredura por índices.


Ambos os sistemas podem ser facilmente integrados com softwares de CRM e ERP.


Qual a diferença entre eles?


O SQL Server está disponível apenas para sistema operacional Windows e Linux, nas versões mais recentes. Além de atender esses dois, o Oracle também está disponível para os sistemas baseados em Unis.


Em termos de funcionalidade, o Oracle tem uma pequena vantagem e também possui maiores recursos básicos de banco de dados, porém isso acaba tornando seu gerenciamento mais complexo e pode gerar um custo maior para manter.


Comparando o preço das licenças, o SQL Server está à frente do seu concorrente com licenças mais baratas, porém o suporte mais eficaz e ganhos de produtividade tornam a aquisição do Oracle muito vantajosas a longo prazo.


A análise final para selecionar qual é o banco de dados que melhor atende a sua empresa, deve se basear nas configurações existentes em seu sistema e na licença que irá adquirir, quem são os fornecedores, clientes, conjunto de habilidades internas e qual o orçamento disponível para a compra e manutenção da ferramenta.



Website: https://ax4b.com/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos