Releases
09/02/2018 17:15

Estudo revela que avó materna é mais importante que o pai nos primeiros anos da criança


Santos, SP--(DINO - 09 fev, 2018) - Que as avós deixam muita saudade em nossas memórias de infância, ninguém duvida. São elas que preparam aquele bolo saboroso ou levam os netos ao parque enquanto os pais trabalham. E parece que a importância desse cuidado vai além das nossas lembranças e chega até a ciência. Um levantamento realizado pela London School of Economics and Political Science sobre 45 estudos de famílias ao redor do mundo mostrou que crianças com o suporte da avó materna têm maior tendência a sobreviver e se desenvolver de forma saudável.

Com o longo período de dependência na infância, ter mais de um filho pode acabar com a energia das mães, que precisam do suporte de outra pessoa. A questão do pouco tempo entre os intervalos de parto influencia nesse sentido. Se o papel de apoio caberia mais ao pai ao invés da avó, é algo a se discutir, mas os dados indicam que a figura feminina da linhagem materna é que tem feito esse trabalho.

Nos 45 estudos avaliados, a presença de um parente no caso do falecimento da mãe é fundamental. Entretanto, o nível positivo de desenvolvimento difere bastante em relação àquele que acaba por cuidar da criança. E as avós maternas ficam em primeiro lugar quando se trata de um cuidado que proporcione esse impacto.

Em segundo lugar, aparecem os irmãos e irmãs mais velhos, seguidos pela avó paterna, cuja qualidade do cuidado oscila consideravelmente. Apenas na sequência vem a figura do pai. Mas um aspecto interessante e positivo desse levantamento é mostrar como as famílias trabalham em rede para dar suporte a um novo membro desprotegido.

Com as mudanças sociais, o papel masculino tende a evoluir nessa rede, seguindo os movimentos que tratam da importância do cuidado paterno para a criança. Os estudos dos próximos anos devem apontar essas mudanças.

Sobre a Ana Giovanna: Idealizada por Ana Paula Dantas, a loja virtual Ana Giovanna trabalha com peças e coleções exclusivamente artesanais, que visam fortalecer o vínculo entre mães e filhas. Pautadas em um universo de magia e delicadeza, as produções podem ser combinadas entre as duas na linha Tal Mãe Tal Filha - um presente e tanto para ocasiões diversas como aniversários e festas infantis. Nossos vestidos e acessórios fazem parte da história de muitas famílias desde 2011, espalhando afeto e beleza por todos os momentos especiais. Contato: contato@anagiovanna.com.br / (13) 4042-2710

Website: https://anagiovanna.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso