Releases
06/01/2022 08:00

Informações na nuvem: CEO avalia tendência e as causas desta mudança


Em 2019, a consultoria Gartner estimava que até 2022, 75% de todas as bases de dados estariam na nuvem. Apesar da relutância de várias empresas, a pandemia de coronavírus contribuiu, ainda mais, para acelerar a migração das informações das empresas para serviços em nuvem.

Mas além da mudança nos formatos de trabalhos causados pela pandemia, existem também outros fatores que influenciaram essa mudança de comportamento das empresas.

Marcello Ladeira, CEO da Siteware - empresa referência em tecnologia com foco em gestão corporativa há mais de 20 anos - explica alguns deles.

Para o gestor, ao longo dos últimos anos, os temores relacionados à segurança das informações armazenadas em nuvem estão sendo reduzidos.

Se antes, as empresas acreditavam que era mais seguro manter seus dados internamente, agora elas começam a enxergar que a hospedagem na nuvem além de segura, também traz uma série de outras vantagens.

"No passado, as empresas queriam ter controle sobre 100% da sua informação, portanto, para elas, terceirizar esse serviço, armazenando informações vitais para seu negócio, na infraestrutura de terceiros (nuvem), era um tabu" comentou o CEO da Siteware, Marcello Ladeira.

No mercado de tecnologia há mais de 20 anos, Marcello presenciou essa relutância e o amadurecimento deste pensamento em seus próprios clientes.

"Antes de 2010 nossas soluções já podiam ser disponibilizadas na nuvem, na época, até mesmo as pequenas e médias empresas eram relutantes em contratar nossos serviços desta forma. Essa resistência foi se reduzindo nos 5 anos seguintes até que a partir de 2015 a maior parte de nossas vendas já previa a utilização em cloud computing", descreve Marcello Ladeira. Foram necessários mais 2 anos para as grandes empresas se convencerem definitivamente que o mercado de fornecedores nacionais estava preparado para oferecer suas soluções na nuvem.

"Encaramos uma jornada ao nos preparar para oferecer nossas soluções de forma a atender ou superar as exigências das grandes empresas. Essa jornada endereçou questões básicas como a adequação dos contratos de trabalho e a definição do framework de segurança mais adequado à realidade da Siteware. Questões relacionadas à governança como a criação do comitê de segurança da informação com representantes de toda empresa, o estabelecimento de um processo de tratamento dos incidentes de segurança e a adequação dos demais processos e de nossos produtos às leis de privacidade da informação europeia e brasileira, avaliou Ladeira.

"Também estabelecemos um programa de conscientização com treinamentos recorrentes para todos os colaboradores a respeito do tema de segurança da informação, além de uma trilha específica para o time de desenvolvedores a respeito de técnicas de desenvolvimento seguro. Dedicamos também bastante tempo na escolha da infraestrutura em nuvem, buscando por fornecedores de primeira linha e com presença global, de forma a podermos configurar e oferecer nossa solução com a maior segurança, disponibilidade e melhor desempenho possível. Por fim, fomos uma das primeiras empresas no Brasil a contratar um seguro que cobre riscos cibernéticos como vazamento de informação. Essa é uma jornada contínua, evoluímos a cada ano", completa Marcello.

A conectividade é um fator decisivo para o uso dos serviços em nuvem. Ela flexibiliza o acesso às informações e documentos de qualquer lugar do mundo, como também facilita o trabalho colaborativo envolvendo pessoas ou times geograficamente dispersos.

"Hoje, dos nossos mais de 800 clientes, apenas dois ainda utilizam seus próprios servidores para executarem o STRATWs e armazenarem suas informações e documentos. A utilização do STRATWs em nuvem reduziu o custo de infraestrutura e manutenção da solução para os clientes. Além disso, o processo de atualização do sistema não precisa mais de apoio de colaboradores do cliente e é feito de forma automática e transparente para essas empresas", destacou Ladeira.

Sobre a Siteware

Siteware é uma Startup mineira, referência no Brasil e no mundo em tecnologia com foco em gestão corporativa há mais de 20 anos. Atendemos grandes empresas como a Vale, Votorantim Cimentos, Centauro e Unimed.

Siteware:
www.siteware.com.br

Tayrane Corrêa
(31) 99440-0958
tayrane.correa@siteware.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso