Releases
16/10/2018 09:52

APAE Inclusão irá capacitar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho


Santo André (SP)--(DINO - 16 out, 2018) - Em todo o país, cerca de 23,9% da população possui algum tipo de deficiência, seja física, intelectual, auditiva ou visual, de acordo com dados do Censo Demográfico 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para garantir a inserção desses milhões de brasileiros no mercado de trabalho, em 1991 foi criada a Lei de Cotas (n°8.213/91).

A lei exige que empresas que possuem mais de 100 empregados reservem de 2 a 5% das vagas para pessoas com deficiência, dependendo do número total de funcionários. Apesar de estar em vigor há mais de 25 anos, algumas empresas não cumprem a legislação. A principal justificativa é a falta de mão de obra qualificada. Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) indicam que, caso as empresas seguissem a lei, pelo menos 827 mil postos de trabalho estariam disponíveis para essas pessoas, mais de 7 milhões de cidadãos que se enquadram nas exigências da legislação. Entretanto, apenas 381.322 vagas foram criadas.

Para solucionar este problema, foi criado o + APAE Inclusão, projeto que ofertar novas possibilidades de empreendedorismo, empoderamento econômico e empregabilidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Para Valéria Barral, diretora escolar da APAE de Santo André, a principal dificuldade na inclusão do PCD no mercado de trabalho está associada ao despreparo das empresas em ter pessoas com deficiência na equipe, à própria capacitação e às barreiras de acessibilidade.

No primeiro semestre, o + APAE Inclusão formou cerca de 70 alunos. Os estudantes ganharam certificado de conclusão do curso e pelo menos cinco deles receberam proposta de emprego. As atividades da segunda fase iniciaram em agosto com 155 inscritos em seis oficinas nas áreas de: Panificação, Audiovisual, Informática, Rotinas Administrativas, Artesanato e Corte e Costura. "A diversidade e inclusão ainda não fazem parte da cultura da nossa sociedade. Mesmo tendo leis que incentivem a inclusão, estamos engatinhando. O +APAE Inclusão vem preencher essa lacuna e reparar a ausência de cursos preparatórios", conta a diretora escolar da APAE de Santo André.

SERVIÇO

O + APAE Inclusão é realizado através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e é apresentado pela Comgás. Possui o patrocínio de Arysta, Brasilcap, Cielo e copatrocínio de CVC, Capitale Energia, Cerâmica Atlas e Grupo Feital - Inox Tech.

SERVIÇO
Mais Apae Inclusão
Facebook: @maisapaeSA
https://www.incentiv.me/apaeinclusao





Website: http://apaesa.org.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso