Agronegócios
15/09/2021 08:22

PAM Agro: Argumentos ambientais constituem ameaça injusta ao Agro Brasileiro, diz ministro


Por Augusto Decker

São Paulo, 15/09/2021 - Argumentos ambientais são "ameaça forte e injusta à reputação do agronegócio brasileiro", afirmou o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, durante o lançamento do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM Agro) 2021-2023, realizado ontem (14), em evento virtual, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). "Temas como desmatamento de florestas tropicais e uso de defensivos podem condicionar o mercado de maneira equivocada e distorcida, comprometendo as condições de acesso do produtor brasileiro."

De acordo com o ministro, na União Europeia e no Reino Unido, por exemplo, tramitam propostas para atribuir a empresas a comprovação de que suas cadeias não estão associadas a risco de desmatamento. Na Alemanha, algo parecido foi aprovado recentemente. "Tais legislações têm o potencial de restringir o acesso da produção agropecuária de países como o Brasil a grandes mercados de maneira indevida e discriminatória", disse ele. "Aumentam o grau de responsabilidade de empresas sobre padrões ambientais de suas cadeias de fornecimento com base em mecanismo de aferição no mínimo questionáveis."

Ele também destacou a importância da sanidade alimentar pós-pandemia. "Nos próximos anos, percepções equivocadas sobre produtos brasileiros podem resultar no uso com barreira não tarifária de padrões técnicos sanitários e fitossanitários, inclusive com exigência de certificação, rastreabilidade e requisitos privados." Nesse cenário, diz ele, é preciso fortalecer a credibilidade de associações regulatórias brasileiras.

O presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, disse que o PAM Agro vai levar "verdade à opinião pública internacional, em especial à europeia, tão influente no mundo, determinante de tendências, e, infelizmente, tão afetada pelas campanhas desleais motivadas por interesses políticos ou econômicos, que em bom português são ignóbeis".

O diretor de negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, apresentou o programa, que pretende contribuir para o agronegócio brasileiro no mundo, inclusive com acordos comerciais que envolvam o Brasil. O principal seria a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Primeiramente, será feita uma segmentação do público alvo, em seguida uma pesquisa. Posteriormente, é traçada uma estratégia de comunicação, com geração de conteúdo e acompanhamento de resultados.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, disse no, lançamento, que gostaria que a ministra Tereza Cristina voltasse a viajar para tentar abrir novos mercados. "Ela viajou e abriu mercados para todos os lados junto com o embaixador e a equipe. Veio a pandemia, e infelizmente ela precisou segurar as viagens, mas acho que a ministra precisa voltar a andar, participar com setor privado e público lá fora", afirmou. "Voltar a andar e mostrar o Brasil."

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso