Agronegócios
08/11/2021 09:37

M. Dias Branco: volume de vendas recua 18,3% no 3TRI21, para 456,4 mil toneladas


Por Isadora Duarte

São Paulo, 08/11/2021 - A fabricante de alimentos M. Dias Branco registrou queda de 18,3% no volume de vendas de seus produtos no terceiro trimestre na comparação com igual período do ano passado. O volume vendido pela companhia passou de 558,6 mil toneladas para 456,4 mil toneladas. O maior recuo, de 21%, foi observado no segmento de massas, de 122 mil toneladas para 96,4 mil toneladas. As vendas de biscoitos caíram 8,5%, de 156,9 mil toneladas para 143,6 mil toneladas.

A companhia atribui a queda no volume de vendas entre os terceiros trimestres ao aumento "atípico e temporário" da demanda no terceiro trimestre do ano passado. Naquele período, houve crescimento expressivo do consumo de alimentos nos lares, estimulado pelo auxílio emergencial e pelo isolamento social diante da pandemia de covid-19. "É importante destacar a base de comparação mais difícil em razão do aumento atípico e temporário da demanda", afirmou a M. Dias Branco no comunicado divulgado para a imprensa e investidores.

Diante do recuo no volume vendido, a M. Dias diminuiu sua participação de mercado em massas na comparação entre o terceiro trimestre de 2021 e 2020 em 4,6 pontos porcentuais, para 34,1%. No segmento de biscoitos, sua participação decresceu 2,9 pontos porcentuais, para 34,2%. Apesar da queda, a M. Dias manteve a liderança no mercado nacional das categorias em ambos os segmentos no terceiro trimestre deste ano. Segundo a empresa, a retração do market share deve-se aos reajustes de preços dos produtos aplicados para a recomposição das margens.

Acompanhando a queda no volume de vendas, a produção da M. Dias passou de 875,1 mil toneladas no terceiro trimestre de 2020 para 723,1 mil toneladas processadas no terceiro trimestre de 2021 - diminuição de 17,4%. A capacidade total de produção foi elevada em 2,9%, para 1,099 milhão de toneladas. Já o nível de utilização da capacidade total de produção caiu 16,1 pontos porcentuais, de 81,9% para 65,8%. Ainda como fatos relevantes do terceiro trimestre deste ano, a companhia destacou o aumento da verticalização de farinha de trigo de 98,8% para 99,7%.

No período, a empresa investiu R$ 43,1 milhões, 20,8% abaixo do valor investido em igual intervalo de 2020. Os principais aportes foram em aquisição de equipamentos e adequações no moinho de Bento Gonçalves (RS), adequação do centro de distribuição de Madureira (RJ) para armazenagem de insumos e embalagens e implantação de sistema focado no gerenciamento das atividades de produção na unidade de Fortaleza.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
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