Por Isadora Duarte, com informações da Dow Jones Newswires
São Paulo, 29/04/2020 - A Yum Brands, que controla as redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell, obteve lucro de US$ 83 milhões, ou US$ 0,27 por ação, no primeiro trimestre deste ano, disse a companhia nesta quarta-feira. O resultado representa queda de 68% ante os US$ 262 milhões, ou US$ 0,48 por ação, registrados em igual período do ano anterior. Em termos ajustados, o lucro por ação foi de US$ 0,64. A receita aumentou 0,8%, de US$ 1,25 bilhão para US$ 1,26 bilhão.
Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,67 por ação e receita de US$ 1,22 bilhão. Após a divulgação dos resultados financeiros, os papéis da Yum negociados na Bolsa de Valores de Nova York subiam 0,26%, a US$ 88,50 por ação no pré-mercado às 9h50 de Brasília.
O desempenho da companhia interrompeu um ciclo de incremento no lucro líquido, registrado no quarto trimestre do ano passado. Já a receita registrou aumento pelo segundo trimestre consecutivo. Empresas de serviços de alimentos estão se esforçando para administrar a nova dinâmica de mercado, num momento em que consumidores se ajustam a medidas de distanciamento social que resultaram no fechamento de restaurantes e direcionaram o consumo para os lares.
A Yum disse que as vendas no conceito de mesmas lojas caíram 7% no período na operação global. As vendas nas mesmas lojas da Pizza Hut diminuíram 11%. As da KFC recuaram 8%, enquanto as da Taco Bell aumentaram 1%.
A companhia informou que seu desempenho foi diretamente afetado pelos desdobramento da pandemia do novo coronavírus, que levou ao fechamento de suas lojas por todo o mundo. "Começamos o ano com impulso em muitos de nossos negócios, no entanto, à medida que o trimestre avançava, fomos fortemente impactados pela infeliz disseminação da covid-19", disse o presidente-executivo da Yum Brands, David Gibbs, em comunicado divulgado para a imprensa e investidores, citando que a maior parte das lojas do grupo funciona normalmente.
A empresa também relatou uma baixa contábil de US$ 107 milhões, após impostos, no primeiro trimestre associados à aquisição da rede The Habit Restaurants.
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