Agronegócios
05/01/2022 08:44

Fertilizantes: compra do controle da Heringer atende estratégia de crescimento no Brasil, diz Eurochem


Por Isadora Duarte

São Paulo, 05/01/2022 - A EuroChem afirma que a compra da participação majoritária da companhia brasileira Fertilizantes Heringer, de 51,48% de ações do capital social total e votante, por R$ 554,563 milhões fomenta sua estratégia de crescimento no Brasil. "Fortalecendo ainda mais as capacidades de produção e distribuição do grupo em um dos mercados de nutrientes agrícolas mais importantes do mundo", disse a empresa em nota. Segundo a Eurochem, a estratégia vem sendo reforçada após a integração total da Fertilizantes Tocantins ao grupo em 2020 e ao acordo em andamento para aquisição do projeto de fosfatos da Serra do Salitre da Yara em agosto de 2021, a fim de se tornar líder local do mercado de adubos.

A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). "Esta aquisição, após a aprovação antitruste, permitirá que a EuroChem atenda melhor todo o mercado do Brasil - de norte a sul - de maneira ainda mais confiável, ao mesmo tempo que fornecendo nossa linha completa de fertilizantes convencionais e premium em mais áreas de atuação", disse o head global de Vendas e Distribuição do Grupo EuroChem, Charles Bendaña, no comunicado. O Credit Suisse atuou como assessor financeiro da EuroChem na transação e o escritório de advocacia Pinheiro Neto Advogados atuou como assessor jurídico.

A Eurochem lembra que a Heringer conta com 14 unidades de armazenamento, mistura e distribuição nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste, sendo a quarta maior distribuidora do País em termos de capacidade instalada, com mais de 4 milhões de toneladas por ano e vendas de 1,5 milhão de toneladas nos últimos 12 meses encerrados no terceiro trimestre do ano.

"Com a entrada da Heringer em nossa base de distribuição da América do Sul, que já inclui a EuroChem Fertilizantes Tocantins no Brasil e a EuroChem Emerger Fertilizantes na Argentina, o negócio, uma vez aprovado, consolidará a reputação da empresa, como o fornecedor preferencial de nutrientes para o cultivo em grandes áreas do continente", afirmou o CEO da EuroChem Fertilizantes Tocantins e head da Divisão Comercial da EuroChem na América do Sul, Lieven Cooreman.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso