Agronegócios
27/06/2017 12:25

ONS/Barata: abastecimento de energia está garantido, ainda que haja crescimento mais acelerado


São Paulo, 27/06/2017 - O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, reiterou nesta terça-feira que o abastecimento de energia está garantido, ainda que o aumento do consumo seja mais acelerado que o atualmente previsto. "Neste momento, nossas avaliações indicam que caso venhamos a ter recuperação em ritmo acelerado, somos capazes de assegurar atendimento", disse. De acordo com ele, mesmo que a taxa de crescimento da economia brasileira alcance 5% ao ano - o que significaria uma antecipação da expansão de dois anos em relação ao atualmente previsto - o abastecimento estaria garantido.

"Neste momento temos o fornecimento assegurado, mas temos que nos preparar porque tão logo o País vença a crise que atravessa, precisaremos fazer frente ao crescimento do consumo, o que deve ocorrer de forma intensa", afirmou, destacando que a expansão da geração deve ser feito com base nas fontes renováveis.

Ele salientou que atualmente a expansão da matriz elétrica tem sido feita principalmente pelos projetos eólicos, enquanto a hidroeletricidade tem reduzido sua participação, o que aumenta a complexidade operacional do sistema, dada a intermitência da geração eólica e solar. Neste sentido, Barata sinalizou que a produção de energia a partir da biomassa poderia favorecer o sistema, tendo em vista que não tem essa característica.

"Biomassa não é intermitente, apesar de não poder contar durante todo o ano, porque opera apenas durante a safra, não tem o inconveniente das outras fontes", disse. "A expectativa é que tenhamos crescimento da fonte de biomassa, por todas as vantagens e características: renovável, limpa e pode ser instalada próximo da carga", completou, durante apresentação durante o Ethanol Summit 2017, em São Paulo. (Luciana Collet - luciana.collet@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso