Agronegócios
17/07/2017 10:05

Cade sugere arquivar investigação sobre acordos de exclusividade no mercado de sorvetes


Brasília, 17/07/2017 - A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu a análise do processo administrativo que apura prática de acordos de exclusividade pelas empresas Unilever Brasil Ltda. e Nestlé S/A no mercado de sorvetes. Segundo parecer, a superintendência sugere arquivamento da investigação por não terem sido encontrados "indícios de conduta anticompetitiva capazes de beneficiar as empresas".

Segundo nota divulgada há pouco pelo Cade, durante a instrução do processo, a superintendência analisou dois tipos de acordos de exclusividade: a cessão de freezers, pela Nestlé e Unilever, e acordos de exclusividade de vendas e de exclusividade de merchandising. "De acordo com o parecer, a instrução realizada ao longo do processo não levantou elementos suficientes que indicassem que as práticas denunciadas se configuram infrações à ordem econômica capazes de beneficiar as empresas. O que se observou na análise é que ambas as companhias vêm perdendo participação ao longo dos anos. Além disso, foi verificado que o mercado continua dinâmico, com a entrada de novos agentes com capacidade de rivalizar com Unilever e Nestlé", diz a nota do Cade.

O processo administrativo agora seguirá para o tribunal do Cade, que será responsável pela decisão final. (Sandra Manfrini - sandra.manfrini@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso