Agronegócios
04/06/2020 10:06

Soja/Anec: exportações em maio somam 13,9 mi de t; embarques em junho podem chegar a 10,8 mi de t


Por: Leticia Pakulski

São Paulo, 03/06/2020 - As exportações de soja do Brasil totalizaram 13,915 milhões de toneladas em maio, conforme estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgada há pouco. O volume, segundo a associação, ficou abaixo dos 14,259 milhões de toneladas de abril, mas acima dos 13,325 milhões de toneladas de março. Para junho, a programação de navios indica até o momento embarques ao exterior de 10,799 milhões de toneladas de soja. Se o número se confirmar, o Brasil deve fechar o semestre com exportação de 60,525 milhões de toneladas da oleaginosa.

Quanto ao farelo de soja, os embarques totalizaram 1,708 milhão de toneladas em maio, de acordo com a Anec, e a expectativa é de 1,687 milhão de toneladas em junho. Se confirmada a projeção, as vendas externas no semestre devem ficar em 8,645 milhões de toneladas.

Com relação ao milho, saíram rumo ao exterior 29.705 toneladas em maio. Para junho, a programação de navios indica exportação de 689.041 toneladas. Caso o volume esperado se confirme, os embarques na primeira metade do ano devem chegar a 2,455 milhões de toneladas.

Para a semana de 31 de maio a 6 de junho, estavam programados embarques de 3,427 milhões de toneladas de soja e 420.138 toneladas de farelo nos portos brasileiros.

Conforme a Anec, as atividades seguem normalmente nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), São Luís/Itaqui (MA), São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES), Itacoatiara (AM), Barcarena/Vila do Conde (PA), Santarém (PA), Imbituba (SC), Aratu (BA) e Santana (AP). "A automação presente em toda a cadeia (fazendas, logística interna, armazéns, terminais portuários) aliada às medidas de segurança implementadas por todos os entes da cadeia tem garantido a continuidade das operações", disse a Anec, no comunicado.

A associação assinalou que há três navios porta-contêineres no Porto de Santos em quarentena determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a casos de covid-19 a bordo das embarcações. Caso suspeito no Porto de Paranaguá foi descartado por exame laboratorial.

Contato: leticia.pakulski@estado.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso