Agronegócios
01/06/2020 11:14

Tecnologia/Famato: AgriHub estreia canal no youtube com foco em soja, milho, algodão e pecuária


Por Isadora Duarte

São Paulo, 01/06/2020 - O AgriHub, polo de inovação tecnológica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), estreia hoje um canal no youtube para conexão com os produtores, conforme antecipado pela Coluna do Broadcast Agro. A plataforma, chamada de AgriHub Play, terá vídeos focados na divulgação de soluções tecnológicas para as principais culturas do Estado - soja, milho, algodão e pecuária, conta o coordenador do Agrihub e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Otávio Celidônio. "Assim como quando ele precisa comprar algum eletrônico, como celular, geralmente recorre a vídeos com avaliações técnicas comparativas e simples, queremos ser essa fonte para o produtor no que tange à agropecuária", disse Celidônio, ao Broadcast Agro.

A iniciativa é financiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), acrescenta Celidônio, sem detalhar valores do aporte. Os vídeos terão a participação de especialistas e técnicos de cada setor e vão abordar de tecnologias tradicionais a digitais. "A ideia é auxiliar o produtor na escolha da melhor tecnologia para a sua situação, de tamanho à maturidade de gestão, desde uma caderneta para monitoramento de receitas e despesas a um sistema robusto de ERP", explica Celidônio. O primeiro, lançado há pouco no canal, trata sobre monitoramento de pragas nas lavouras de soja.

Sobre os temas, por meio de pesquisa com agricultores, o Senar identificou que as três principais demandas de informação do produtor mato-grossense são conectividade, previsão climática e monitoramento de pragas e ervas daninhas. "Vamos mostrar, na linguagem do produtor, as soluções para os principais problemas relatados por eles, vamos responder às principais dúvidas de cada assunto e ele quem decide qual melhor tecnologia para seu contexto."

A baixa cobertura de internet nas áreas rurais não deve ser um desafio para o andamento da plataforma, considera o coordenador do AgriHub. Ele explica que no Estado a maior parte dos produtores não mora na área agrícola e, por isso, terá acesso fora da fazenda ao conteúdo da plataforma. "Esse tipo de experiência já é frequente entre os produtores. A falta de conectividade é um gargalo quando tratamos de soluções que necessitam conexão em tempo real", avalia.

O projeto que terá início como um canal de vídeos não tende a ficar limitado à essa plataforma, de acordo com Celidônio. A ideia do AgriHub é no médio prazo criar outras formas de interação e relacionamento com o produtor para a divulgação e explicação das tecnologias, como eventos e reuniões setoriais.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso