Agronegócios
04/11/2020 09:41

Insumos: plataforma Agrogalaxy adquire grupo de distribuição Boa Vista (MS)


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 04/11/2020 - A plataforma Agrogalaxy, do fundo de private equity Aqua Capital, anuncia nesta quarta-feira (4) a aquisição do grupo de distribuição de insumos Boa Vista, de Mato Grosso do Sul. O valor do acordo não foi revelado. A Boa Vista tem 1,3 mil clientes em carteira e seis lojas em Mato Grosso do Sul, com o plano de abrir outras oito nos próximos anos. Essa estrutura se somará às oito lojas que a Agro100, um dos grupos que compõem a holding Agrogalaxy, já possui no Estado. "(O negócio) vai propiciar uma expansão mais rápida dentro do Estado, com uma cobertura geográfica excelente nas regiões produtoras de grãos", disse o CEO da AgroGalaxy, Welles Pascoal.

Conforme Pascoal, Mato Grosso do Sul já estava na estratégia da holding como "oportunidade de expansão". "O Estado tem crescido bastante na produção agrícola, não só com expansão de área mas com aumento de produtividade", afirma o executivo. Tradicional em pecuária, Mato Grosso do Sul vem nos últimos anos deslocando áreas de pastagem degradadas ou em processo de degradação para a agricultura. "Vemos isso como uma grande oportunidade para expansão também dos nossos negócios", aponta o executivo. A estratégia é a mesma adotada com outros empreendimentos da holding: o nome da revenda será mantido, aproveitando o conhecimento e proximidade com os produtores. Além da Boa Vista, a Agrogalaxy reúne as empresas Agro100, Rural BR, Sementes Campeã, AgroFerrari, Grão de Ouro, Semente Fróes, CDB e GeoData.

Conforme o sócio do Aqua Capital e responsável pela tese da AgroGalaxy, Tomás Romero, as negociações com a Boa Vista começaram há cerca de dois anos, dentro do conceito de fazer parcerias "com empresas sólidas". "É um exemplo desse modelo de associação que a gente criou dentro da AgroGalaxy, que permite trazer líderes regionais para uma estrutura nacional e seguir nesse processo de aceleração para poder chegar às principais regiões do Brasil de uma forma consistente", conta.

A Boa Vista faturou R$ 254 milhões no ano passado. A Agrogalaxy não revela a projeção de aumento do faturamento para 2020 mas, segundo Romero, "tem um crescimento muito forte para este ano e entendemos que vai seguir crescendo ainda mais nos anos seguintes". Com a aquisição, que será avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a plataforma assumirá a liderança do mercado em Mato Grosso do Sul, segundo o executivo. Por enquanto, a Agrogalaxy espera faturar R$ 4,2 bilhões neste ano, mas pode aumentar essa estimativa com a aquisição da Boa Vista e a evolução das vendas de outras operações, conforme Romero.

Além da aquisição da Boa Vista, há outras novidades no radar, de acordo com os executivos. "Mantemos a nossa estratégia de aquisições de empresas. Onde identificarmos empresas que comungam conosco dos mesmos valores, essa proximidade com o cliente, a ideia de levar valor para o cliente, estamos abertos para analisar e colocá-las dentro do nosso portfólio", afirma Pascoal. "Tem várias conversas em andamento, entendemos que elas possam se materializar nos próximos meses", destaca Romero.

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso