Agronegócios
22/05/2024 09:13

Pesquisa: APqC mostra-se contrária a cortes no orçamento da Fapesp


São Paulo, 22/05/2024 - A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), que representa servidores de 16 institutos públicos estaduais que atuam nas áreas de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, se posicionou contrária a cortes no orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A opinião foi defendida ontem (21), durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesp), convocada pela deputada estadual Beth Sahão (PT), coordenadora da Frente Parlamentar pela Defesa das Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa.

Conforme comunicado da APqC, um artigo proposto pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), flexibiliza a destinação de recursos à Fapesp, hoje 1% das receitas tributárias. Segundo a associação, a mudança proposta na LDO pode levar a um corte de 30% do orçamento destinado à pesquisa, destacou a deputada, na abertura da audiência.

"Os Institutos dependem muito do financiamento da Fapesp para desenvolver pesquisa científica", disse na ocasião Addolorata Colariccio, vice-presidente da APqC. A associação destacou que foi por meio da Fapesp que, em 1997, o projeto Genoma foi desenvolvido no Estado de São Paulo, permitindo o sequenciamento de uma bactéria que causava impacto na produção de citros. "Foi esse sequenciamento da bactéria que possibilitou, em tempo recorde, anos mais tarde, que a o vírus Sars Cov 2 (coronavírus), fosse sequenciado no Estado de São Paulo", ressaltou Colariccio.

Segundo a entidade, o Sistema Paulista de Ciência e Tecnologia está sob ataque há alguns anos, com perdas salariais e falta de concursos públicos, levando a um apagão de ciência. "O corte do orçamento da Fapesp é negacionismo da ciência. Sem ciência não há soberania", comentou em nota a vice-presidente da APqC.

A audiência reuniu representantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), União Nacional dos Estudantes (Une), Associação Nacional dos Pós-graduandos, além de sindicatos ligados aos servidores de universidades.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso