Agronegócios
06/11/2020 16:15

Trigo: EUA esperam exportar mais ao Brasil em 2020/21 com clima desfavorável na Argentina


São Paulo, 06/11/2020 - As exportações de trigo dos Estados Unidos para a América do Sul entre janeiro e outubro deste ano somaram 2,25 milhões de toneladas, segundo a US Wheat Associates Sudamerica. O diretor da entidade, Miguel Galdos, disse ontem (5), em em evento online da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) sobre a safra Internacional 20/21, que 32% desse volume teve como destino o Brasil.

As exportações de trigo dos EUA para o Brasil aumentaram 91% em relação ao ano passado, saltando de 376 mil toneladas para 721 mil toneladas embarcadas. Segundo Galdos, para 2021 a perspectiva é de um crescimento de 84% do volume exportado para o Brasil. “Este foi o maior volume dos últimos quatro anos", disse ele em nota divulgada pela Abitrigo. "Temos observado uma constante crescente neste mercado, principalmente, devido à situação de seca que não só atinge a Argentina, mas toda a America do Sul e já pode ser considerada a maior seca dos últimos 18 anos.”

No mesmo evento, o presidente da União de Cooperativas do Paraguai, Unexpa S.A., Ruben Zoz, disse que a prolongada estiagem e as geadas tardias também comprometeram a qualidade do trigo do país. As estimativas para 2021 são de 400 mil hectares de área plantada, com produtividade esperada de 2,95 toneladas/hectare, ou um total de 1,18 milhões de toneladas. O país espera exportar ao Brasil 222 mil toneladas. “O Paraguai teve um crescimento de 26% de área cultivada de trigo entre 2005 e 2020. No entanto, nos últimos cinco anos, reduzimos a área para a cultura em 12%. Para 2021, da nossa produção total, devemos contar com excedente de 580 mil toneladas para exportação, mas isso em condições climáticas favoráveis”, disse Zoz na nota da Abitrigo.

Quanto à Rússia, que sinalizou ao Brasil a oferta de trigo de maior qualidade e preços competitivos, o diretor da Sodrugestvo Douglas Araújo disse que em 2020 o país deve encerrar a entrega de 235 mil toneladas, iniciada há dois anos. “Essa campanha começou mais cedo com embarques em julho e outubro. Ainda temos oito navios em execução, que estão na reta final de entregas. O que favoreceu foram os preços abaixo dos U$ 200 e os moinhos brasileiros puderam fazer bons negócios”, comentou.

O Uruguai está colhendo a colheita da safra 2020. A expectativa é de que o país deve alcançar 776 mil toneladas de trigo colhidas, disse a representante do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca, Catalina Rava. Segundo ela, em 2021 a produção deve cair 2%, com estimativa de 760 mil toneladas do grão. “Devemos reduzir também a área semeada em 8%, com uma superfície de 217 mil hectares. Até o momento, o nosso cultivo apresenta um estado sanitário excelente. As safras alcançarão boa germinação, com estágio de enchimento dos grãos ótimo e não se registrou nenhum problema de doenças, como fusariose”, comentou.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso