Agronegócios
23/05/2022 14:52

Nestlé adquire Puravida e expande atuação em alimentos saudáveis e em nutrição especializada no Brasil


Por Isadora Duarte

São Paulo, 23/05/2022 - A Nestlé Health Science, divisão de nutrição especializada da Nestlé, acaba de adquirir a brasileira Puravida. O acordo, antecipado ao Broadcast Agro, foi assinado hoje pelas empresas, em São Paulo. "Trabalhamos muito forte para modificar o nosso perfil de portfólio e crescer nas áreas de nutrição, saúde e bem-estar. Quando analisamos a Puravida, vimos que é uma empresa com propósito e com modelo de negócio que podemos seguir juntos. Estamos muito entusiasmados", disse o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, ao Broadcast Agro. O valor da transação não foi divulgado pelas companhias.

O portfólio da Puravida vai desde snacks saudáveis, alimentos orgânicos, alimentos à base de plantas, a vitaminas e suplementos alimentares. Até então, a empresa era controlada pelo fundo de private equity Aqua Capital. Para o fundador da Puravida, Flávio Passos, a integração à Nestlé permitirá conferir maior escala à operação da companhia. "Desde sua fundação, a Puravida pôde contar com parceiros que ajudaram nas suas fases. Agora, a Nestlé chega para levar a Puravida a fazer sua verdadeira vocação, de deixar de ser empresa de nicho e fazer com que produtos saudáveis se tornem algo mais natural na vida das pessoas", comentou Passos.

Atualmente, os 160 produtos da Puravida são distribuídos por todo o País, segundo a empresa, sendo 65% das vendas diretas ao consumidor e 35% por meio de distribuidores. "A parceria com a Nestlé permitirá expandir a nossa capacidade de chegar a mais lares e de expandir a atuação", afirmou o CEO da Puravida, Adrian Franciscono. Segundo o executivo, hoje os produtos são divididos em quatro áreas: vitaminas, minerais e suplementos alimentares; snacks saudáveis; superfoods e proteínas "Hoje,o maior destaque e que representa 50% das vendas são nutrientes, vitaminas, minerais e suplementos alimentares em cápsulas. É uma divisão que vem crescendo dois dígitos por ano", afirmou Franciscono.

A partir da conclusão do negócio, a Puravida poderá contar com a malha comercial e de distribuição da Nestlé no País. A multinacional não descarta, contudo, a possibilidade de levar a marca Puravida para fora por meio da Nestlé Health Science, usando a sua capilaridade no exterior. "Temos que ver todos os potenciais e ir com cautela. Achamos que há muito potencial de crescimento da marca no Brasil, mas, evidentemente, sendo uma empresa com presença no mundo, podemos levar a sinergia para outros países", apontou Melchior, da Nestlé, destacando que hoje a Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros.

O negócio será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A expectativa da Nestlé é de que a operação entre em vigor ainda no segundo semestre deste ano. Segundo a executiva responsável por Nestlé Health Science para América Latina, Monica Meale, a marca Puravida será mantida, assim como o corpo administrativo da empresa. Franciscono continuará como CEO da companhia e se reportará diretamente à Nestlé Health Science. "A ideia é que a Puravida se mantenha como empresa individual, com toda autonomia e respeitando sua cultura. Não queremos ter nenhuma ruptura com os consumidores atuais da Puravida", afirmou a executiva. Conforme Melchior, não há "pressa" para a integração. "Temos muito orgulho da forma como nos comportamos com novas empresas no grupo, representando a cultura, agregando valor e acelerando onde podemos. Tudo será feito com muita cautela, para respeitar a cultura e o sucesso da Puravida, agora dentro da família Nestlé", acrescentou Melchior.

Na avaliação de Monica, o negócio permitirá à Nestlé ampliar sua atuação e participação no mercado brasileiro, especialmente em minerais e suplementos. "O portfólio da Puravida é bastante complementar ao portfólio atual da Nestlé. A categoria de minerais e suplementos alimentares é o grande foco, complementa portfólio da Nestlé no Brasil e acelera a participação de mercado. Hoje este mercado é fragmentado, segmentado, e a Puravida nos dá oportunidade de começar a participar dele de forma mais importante", destacou a executiva. Hoje, a Nestlé Health Science já oferece no Brasil suplementos nutricionais orais, proteínas em pó e bebidas nutricionais prontas para beber.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso