Agronegócios
31/08/2018 12:58

CNA: resultado no 2º tri sinaliza para um PIB do Agro de 0% a 0,5% em 2018


Ribeirão Preto, 31/8/2018 - O coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon, afirmou há pouco ao Broadcast Agro que a estabilidade do Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária no segundo trimestre de 2018 ante o primeiro trimestre, já com ajuste sazonal, foi um "combo" de uma atividade econômica com sinais de retração, piorada pela greve de caminhoneiros e pelo tabelamento do frete rodoviário. "Antes de começar a greve, a expectativa do segundo trimestre não era boa, com economia a ruim. Mas a paralisação e o tabelamento de fretes foram um balde de água fria na atividade econômica agrícola e industrial em um ambiente avesso ao investimento", disse.

Com isso, a CNA reduziu a estimativa de alta do PIB agropecuário em 2018. Até maio a entidade esperava um crescimento setorial de 0,5% em 2018. "Agora a estimativa é de um crescimento de zero até 0,5%", explicou o economista. Para o PIB brasileiro, a CNA, que chegou a esperar uma alta de 2,8% nas primeiras projeções, agora prevê aumento de apenas 0,7% "na melhor as hipóteses e se tudo correr bem", completou Conchon.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados hoje mostraram também que o PIB da agropecuária recuou 0,4% no segundo trimestre de 2018 ante igual trimestre de 2017, sem ajuste sazonal. No acumulado de quatro trimestres, o indicador da agropecuária tem alta de 2%, deixa de ser o maior entre os setores avaliados e fica atrás de formação bruta de capital fixo (2,6%) e consumo das famílias (2,3%) neste critério.

Para terceiro e quatro trimestres, o crescimento econômico do País e da agropecuária deve ser prejudicado pelas crises em países como Turquia e Argentina e sofrer a influência de um cenário de incerteza com as eleições e os sinais de reformas que o próximo ou a próxima presidente do Brasil dará após as votações.
(Gustavo Porto - gustavo.porto@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso