Agronegócios
29/03/2017 11:33

Copel espera que térmica Araucária possa ser despachada em 2017, mesmo fora da ordem de mérito


São Paulo, 29/03/2017 - O diretor presidente da Copel GT (Geração e Transmissão), Sérgio Lamy, afirmou há pouco, durante teleconferência com analistas e investidores, que o cenário de geração hídrica negativo e o consequente aumento do preço spot da energia podem levar à determinação de despachos da térmica Araucária, pertencente à companhia. "Há uma expectativa forte de que cenário recente leve à possibilidade de despachar Araucária ainda de 2017," disse.

A produção de energia dessa térmica em 2015 impulsionou os resultados da Copel naquele ano, enquanto em 2016, sem que a usina fosse demandada a produzir, o desempenho econômico da companhia recuou.

O despacho das térmicas no sistema é determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na medida em que o Custo Marginal de Operação (CMO) do sistema alcance o custo variável de cada usina. O atual custo de Araucária está na casa dos R$ 500/MWh. Lamy considera que Araucária pode ser solicitada a despachar ainda que o CMO não alcance o custo da usina, isto é "fora da ordem de mérito".

Lamy também comentou que a companhia está buscando melhorar o custo da térmica, de modo a conseguir maior competitividade para a usina neste ano. O contrato de fornecimento de gás com a Petrobras não foi renovado nos termos do contrato existente, porque esse acordo levava a um valor alto do custo de geração. Segundo ele, atualmente a Copel negocia um contrato com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) a valor mais baixo, ou ainda um novo contrato de gás com a Petrobras. "Mas acredito que o despacho fora da ordem de mérito vai ser relevante face as condições desfavoráveis do cenário energético", reforçou. (Luciana Collet - Luciana.collet@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso