Agronegócios
27/07/2021 08:26

Algodão/MT/Imea: começam a ser colhidas primeiras áreas de algodão de segunda safra do ciclo 2020/21


Por Leticia Pakulski

São Paulo, 27/07/2021 - As primeiras áreas do algodão de segunda safra 2020/21 de Mato Grosso começaram a ser colhidas na última semana, disse o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o instituto, quase todo o algodão de primeira safra foi colhido.

Com isso, a colheita no Estado atingiu 17,13% da área até sexta-feira (23), avanço de 5,04 pontos porcentuais na comparação semanal. No entanto, há atraso de 9,46 pontos porcentuais em relação a igual período da safra passada e de 3,28 pontos porcentuais ante a média dos últimos cinco anos, o que se deve à semeadura realizada mais tarde nesta temporada. Entre as regiões, a mais adiantada continua sendo a nordeste do Estado(81,69%), e a mais atrasada, o centro-sul (9,99%).

Com relação ao rendimento das áreas colhidas, houve redução na comparação com a semana anterior, com a média do Estado fechando em torno de 290 arrobas/ha de algodão em caroço. "A expectativa é de que, conforme a colheita avance sobre as áreas mais tardias, o rendimento fique pressionado, principalmente nas lavouras que foram semeadas depois da segunda quinzena de fevereiro."

Contato: leticia.pakulski@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso