Agronegócios
13/05/2021 14:41

Yara e ABPA formalizam parceria para incentivar plantio de culturas de inverno no RS e em SC


São Paulo, 13/05/2021 - A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) firmaram parceria para estimular o plantio dos grãos de inverno (trigo, cevada e triticale) nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A iniciativa ocorre porque os grãos de inverno podem substituir o milho, que está caro e pode ficar escasso no mercado interno. O cereal tem demanda urgente da indústria de proteína animal, que utiliza o produto na ração de aves e suínos, informa a Yara em comunicado.

Com base em dados da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a área a ser plantada com trigo e outras culturas de inverno em 2021, a partir deste mês, pode crescer de 900 mil hectares para 1,4 milhão de hectares no Rio Grande do Sul. Com isso, haveria um impulso ao potencial produtivo da região, que faz apenas uma safra de grãos por ano, enquanto outros Estados fazem até três.

"O produtor rural conseguirá maior rentabilidade e melhor aproveitamento da terra, enquanto a agroindústria não ficará dependente de apenas um insumo - mitigando assim o risco de um possível desabastecimento", disse na nota o diretor Comercial da Yara Brasil, João Benetti.

O presidente do Conselho Consultivo da ABPA, Francisco Turra, afirmou que "nosso objetivo é agregar valor e aproveitar uma oportunidade única. Temos um produto brasileiro, que vai aumentar a renda do produtor, ocupar nossa área de cultivo, ampliar a produção, além de movimentar toda a economia, como a indústria de máquinas, serviços e empregos. Todos os setores agradecem".
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso