Agronegócios
23/11/2018 12:27

CBOT: Grãos tendem abrir em alta com melhora na demanda externa


São Paulo, 23/11/2018 - Os contratos futuros de grãos podem começar o pregão desta sexta-feira no campo positivo, na Bolsa de Chicago (CBOT). Entretanto, não são descartadas oscilações durante o pregão. Após feriado nacional nos Estados Unidos (EUA) e em uma sessão mais curta, agentes tendem a retrair negociações. Traders tendem a acompanhar os resultados do relatório semanal de exportações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado há pouco, e assim levar os preços das commodities a oscilações positivas. Do lado dos fundamentos negativos, o forte recuo do petróleo pode limitar os ganhos dos grãos, por diminuir a competitividade relativa dos derivados.

Quanto ao desempenho comercial da soja, exportadores dos Estados Unidos venderam 680,5 mil toneladas de soja da safra 2018/19, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 15 de novembro. O volume representa alta de 44,6% ante a semana anterior e alta expressiva ante a média das últimas quatro semanas. Para a safra 2019/20, foram vendidas 3,9 mil toneladas para o Japão. A soma das duas safras, que totaliza 684,4 mil toneladas, ficou dentro das estimativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que iam de 500 mil toneladas a 950 mil toneladas.

Investidores seguem atentos ao redirecionamento da oferta da oleaginosa norte-americana, desde que foram impostas medidas retaliatórias sobre a soja do país pelos Estados Unidos (EUA) com tarifas de 25% sobre as importações. Há pouco, o USDA informou vendas de 120 mil toneladas de soja para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2018/19.

No milho, foram comercializadas 877,4 mil toneladas de milho da safra 2018/19, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 15 de novembro. O resultado representa queda de 2% ante a semana anterior, mas alta de 50% em relação a média das últimas quatro semanas. Para a safra 2019/20, foram comercializadas 5 mil toneladas para o México. A soma das duas safras, que totaliza 882,4 mil toneladas, ficou dentro das estimativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 600 mil a 1,1 milhão de toneladas. Há pouco, o USDA relatou vendas de 132 mil toneladas de milho para destinos não revelados, com entrega prevista para o ano comercial 2018/19.

Já no trigo, houve recuo de 25% nas vendas semanais dos EUA, para 330,4 mil toneladas, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 15 de novembro. O volume ficou dentro das estimativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que projetavam vendas de 250 mil a 550 mil de toneladas. Do lado dos fundamentos positivos, 120 mil toneladas do cereal vendidas para o Egito, na mais recente licitação da agência estatal de grãos do país, conhecida como Gasc, pode sustentar as cotações do cereal. (Isadora Duarte, isadora.duarte@estadao.com, com informações da Dow Jones Newswires)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso