Agronegócios
11/04/2022 08:23

Logística: Porto de Paranaguá prevê exportação de 6,6 milhões de t de granéis no 2º trimestre


Por Isadora Duarte

São Paulo, 11/04/2022 - O Porto de Paranaguá prevê exportar 6,569 milhões de toneladas de granéis sólidos neste segundo trimestre, segundo a Portos do Paraná - empresa que administra os terminais paranaenses. A estimativa inclui embarcar, em média, 2,19 milhões de toneladas de soja, farelos, açúcar e milho por mês no período de abril a junho.

Se confirmado, o volume total embarcado pelo porto no segundo trimestre será cerca de 1 milhão de toneladas menor que o de igual período do ano anterior. Conforme a autarquia, a queda se deve principalmente a recuo nas cargas de soja em grão e em farelo. "A quebra na produção, devido às condições climáticas adversas na lavoura durante o desenvolvimento da soja, fez com que os terminais reduzissem a expectativa de movimentação do produto", disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em nota. De soja, em grão, os operadores que atuam no terminal preveem embarcar 2,98 milhões de toneladas pelo Porto de Paranaguá neste segundo trimestre e 1,489 milhão de toneladas de farelo de soja.

Em contrapartida, de acordo com a empresa, a expectativa de exportação é de bons volumes de milho e açúcar. A estimativa dos terminais é de exportar 980 mil toneladas de milho de abril a junho deste ano, enquanto em igual período do ano passado o produto não foi embarcado para o exterior. "A expectativa para o período é de alta, também para os volumes embarcados de açúcar a granel", afirmou Garcia. Segundo o executivo, o porto prevê exportar 8% mais açúcar ante o 1,038 milhão de toneladas exportadas do produto pelo Porto de Paranaguá no segundo trimestre de 2021. "Neste ano, no período, o volume esperado é de 1,120 milhão de toneladas", acrescentou.

No primeiro trimestre deste ano, o Porto de Paranaguá exportou 12,3% mais granéis sólidos na comparação com igual período do ano passado. De janeiro a março, foram carregadas pelos terminais paranaenses 5,715 milhões de toneladas de soja, farelo, açúcar e milho, frente ao aos 5,090 milhões de toneladas embarcadas nos mesmos três meses de 2021. "A alta na movimentação neste primeiro trimestre foi puxada, principalmente, pela exportação de soja em grão e farelo", avaliou Garcia. De soja em grão, foram exportadas 3,331 milhões de toneladas (alta de 18,6% ante 1ºtri21); de farelo de soja, 1,315 milhão de toneladas (+40,3%); de milho, 514,121 mil toneladas (estável); e de açúcar, 554,617 mil toneladas (queda de 26,3%).

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso