Agronegócios
28/06/2016 10:07

BC: trajetória de taxa média de câmbio efetiva real é vetor positivo para indústria


Brasília, 28/06/2016 - Estudo do Banco Central incluído em box no Relatório Trimestral de Inflação mostra que a trajetória da taxa média de câmbio efetiva real tem-se caracterizado como um "vetor" positivo para a evolução da produção da indústria de transformação. Esse cenário ocorre tanto pelo aumento da parcela de sua produção destinada às exportações quanto pela redução da penetração de importações, com efeitos na maior parte dos setores da indústria.

No box, o BC avalia que, embora o impacto do ajuste em curso na demanda doméstica sobre a trajetória da produção da indústria venha superando o exercido pelo novo patamar da taxa de câmbio, a evolução do Coeficiente de Exportação (CE) e do chamado índice de Penetração das Importações (PI) sugere perspectivas mais favoráveis para a atividade industrial no médio prazo.

O BC destacou no relatório que a taxa média de câmbio efetiva real aumentou 20,4% em 2015, maior depreciação anual desde 1999, quando a variação atingiu 32,9%. Segundo o BC, os ganhos de competitividade associados a esse movimento exercem, potencialmente, desdobramentos favoráveis sobre a produção da indústria. (Adriana Fernandes, Célia Froufe e Eduardo Rodrigues - adriana.fernandes@estadao.com; celia.froufe@estadao.com; e eduardor.ferreira@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso