Agronegócios
16/07/2022 08:19

EUA: Biden convida presidente dos Emirados Árabes Unidos para visita à Casa Branca


Jeddah, Arábia Saudita, 16/07/2022 - O presidente Joe Biden convidou o Sheikh Mohammed bin Zayed, governante de Abu Dhabi, que dirige a política nos Emirados Árabes Unidos, a visitar a Casa Branca antes do final do ano. Os dois se encontraram neste sábado antes de uma cúpula na Arábia Saudita.

Assim como com a Arábia Saudita, as relações entre o governo Biden e Abu Dhabi têm sido tensas. Os Emirados Árabes Unidos pediram a Biden que reverta uma decisão que tomou no início de sua presidência, ao excluir os rebeldes houthis do Iêmen como um grupo terrorista. Os Emirados Árabes Unidos fizeram parte da guerra no Iêmen, que matou milhares de civis e gerou um desastre humanitário.

Abu Dhabi foi alvo de ataques de mísseis e drones rebeldes iemenitas no início deste ano. Os ataques, que mataram três trabalhadores migrantes e atingiram uma área perto de uma base que abriga forças dos Estados Unidos, abalaram a imagem do pequeno país como um bastião de estabilidade e prosperidade econômica na região.

Autoridades dos Emirados ficaram desapontadas com a resposta do governo Biden aos ataques. Eles também estão cautelosos com os esforços americanos para reviver o acordo nuclear do Irã e frustrados por algumas condições nas vendas de armas dos Estados Unidos.

Visto prorrogado

Outro anúncio feito hoje foi que os cidadãos sauditas em breve poderão obter vistos de visitante de 10 anos, o dobro da validade atual, conforme acordo feito durante a visita de Biden à Arábia Saudita.

A Embaixada dos Estados Unidos na Arábia Saudita anunciou neste sábado que o acordo estende a validade dos vistos de visitante para cidadãos sauditas de cinco anos para uma década a partir de 1º de agosto. O anúncio destacou que as viagens contribuem significativamente para as economias de ambos os países e fortalecem os laços entre os cidadãos.

Agenda

Neste sábado, Biden apresentará sua estratégia para o Oriente Médio ao encerrar a etapa final de uma viagem de quatro dias destinada a reforçar o posicionamento dos Estados Unidos e unir a região contra o Irã.

Na cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho, Biden se reunirá com chefes de Estado de seis países do Golfo Árabe, além de Egito, Jordânia e Iraque para uma cúpula regional.

Rússia no radar

Horas antes da cúpula do Conselho de Cooperação do Golfo, a Casa Branca divulgou imagens de satélite que indicam que autoridades russas visitaram o Irã duas vezes nas últimas semanas para avaliar drones com capacidade de armas que está procurando adquirir para uso em sua guerra em andamento na Ucrânia.

Nenhum dos países representados na cúpula se moveu em sintonia com os Estados Unidos para sancionar a Rússia, uma importante prioridade de política externa para o governo Biden. Ainda, os Emirados Árabes Unidos surgiram como uma espécie de paraíso financeiro para bilionários russos e seus iates multimilionários. O Egito continua aberto a turistas russos.

Fonte: Associated Press
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso