Agronegócios
03/08/2018 18:41

Soja: Anec estima exportação de 8,2 mi de t em julho; no ano, embarques devem somar 74 mi de t


São Paulo, 03/08/2018 - A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) estimou que o Brasil exportou em julho 8,2 milhões de toneladas de soja, o melhor resultado já registrado para o mês, superando em aproximadamente 30% o resultado obtido em julho de 2017, de 6,3 milhões de toneladas. A Anec usa uma base de dados diferente da do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que divulgou na quarta-feira (1) embarques de 10,19 milhões de toneladas em julho. Enquanto o MDIC leva em consideração os registros de exportação e documentos apresentados no embarque como base de cálculo, a Anec considera números de agências marítimas referentes ao volume efetivamente embarcado nos navios.

Segundo a associação dos exportadores, do volume enviado ao exterior de janeiro a julho o Porto de Santos foi responsável por 18,3 milhões de toneladas, o que representa 31,5% do total. A Anec ressaltou que a saída da oleaginosa pelos portos do Arco Norte segue em "crescimento e consolidação", sendo os portos da região foram responsáveis pelo embarque de 17 milhões de toneladas entre janeiro e julho, o que representa 29% do total. O porto de Barcarena (PA) já tem 4,8 milhões de toneladas de soja embarcadas neste ano, 27% acima do resultado obtido em igual intervalo de 2017, enquanto o porto de Itaqui (MA) registrou embarques de 5,5 milhões de toneladas de soja, incremento de 21% na mesma base de comparação.

Para o mês de agosto, 6,2 milhões de toneladas de soja já estão programadas para serem embarcadas nos portos brasileiros, segundo a Anec. "Nossa estimativa é de que as exportações de soja totalizem neste ano um volume de 74 milhões de toneladas embarcadas entre janeiro e dezembro", apontou a associação. (Leticia Pakulski - leticia.pakulski@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso