Agronegócios
14/07/2021 10:12

Abiove: melhorias na BR-163 vão diminuir custos e facilitar escoamento da safra para portos do Arco Norte


São Paulo, 14/07/2021 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou comunicado nesta quarta-feira (14) para enaltecer a finalização do processo de concessão do trecho da BR-163 que liga Sinop (MT) à Miritituba (PA). Conforme a Abiove, "o corredor logístico é estratégico para o escoamento da safra de soja produzida no Centro-Oeste brasileiro e que viaja aos mercados consumidores internacionais a partir dos terminais portuários do Arco Norte".

O consórcio Via Brasil, vencedor da licitação, investirá cerca de R$ 2 bilhões no corretor e será o responsável por administrar os 1.009,52 quilômetros. Os aportes contemplam a adoção de faixas adicionais, marginais e acostamentos e acessos definitivos aos terminais de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, tornando ágil o transporte de carga na Hidrovia do Tapajós.

O economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan Amaral, disse na nota que "a concessão resultará em melhorias que facilitarão o escoamento do principal corredor de grãos do Centro-Oeste para os portos do Arco Norte, garantindo tráfego durante o ano todo, segurança para os transportadores e diminuindo custo do frete".

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a expectativa é que as principais melhorias sejam feitas pelo consórcio em cinco anos. O prazo da concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogados por mais dois anos.

"O agronegócio espera que o cronograma seja respeitado e que sejam executadas o quanto antes as obras de melhorias nos acessos aos terminais, fundamentais para aumentar a competitividade das commodities brasileiras", conclui Amaral.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso