Economia & Mercados
05/05/2018 18:39

IIF: dólar forte e juros mais altos nos EUA criam ambiente bem menos amigável para emergentes


São Paulo, 05/05/2018 - A trajetória de alta do dólar está novamente no alto da lista de maiores preocupações de investidores, segundo relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês). Embora os ativos de mercados emergentes tenham suportado relativamente bem a alta dos juros dos Treasuries nos últimos meses, juros mais altos e um dólar mais forte combinaram forças agora para criar um ambiente bem menos amigável, diz o IIF.

O instituto destaca que o fortalecimento recente da moeda norte-americana zerou os ganhos acumulados este ano até agora por estratégias de carry trade. Moedas com altas taxas de retorno, como a lira turca, o peso argentino, o rublo russo e o real registraram grandes perdas nas últimas semanas. Se a alta do dólar persistir, pode representar uma ameaça ao mercado de títulos em moeda local de países emergentes, diz o IIF, acrescentando que a atuação de bancos centrais para conter o avanço do dólar pode ser limitada.

A alta persistente do dólar deve colocar a dívida de mercados emergentes - principalmente a dívida em moeda estrangeira - mais em evidência, segundo o IIF. O instituto destaca que, na última década, Turquia, México e Indonésia registraram os maiores aumentos na parcela da dívida do governo e corporativa em moeda estrangeira. Já Hungria e Rússia reduziram significativamente sua dependência de dívida em moeda estrangeira.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso