Economia & Mercados
19/11/2020 10:40

BC/Pinho de Mello: empresas de maquininhas vão oferecer o PIX aos lojistas


Por Fabrício de Castro

Brasília, 19/11/2020 - O diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmou há pouco que as empresas de maquininhas de cartão vão oferecer aos varejistas serviços ligados ao PIX, como a cobrança por meio de QR Code. O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, que entrou na fase de funcionamento pleno em 16 de novembro.

“Hoje, o pagador não gasta nada para usar o cartão”, explicou Pinho de Mello. “Mas a trilha, que tem a maquininha, que faz o dinheiro sair da conta e chegar ao varejista, este sistema é remunerado pelas taxas cobradas dos varejistas.”

Conforme Pinho de Mello, várias empresas de maquininha vão passar a oferecer o PIX. Assim, o varejista poderá utilizar o QR Code na cobrança, por exemplo. “E este serviço vai ser cobrado (do varejista)”, afirmou. “A expectativa é de que este serviço seja barato. Porque o PIX é barato”, ressaltou.

O PIX permite a realização de pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Pinho de Mello participa nesta manhã de evento virtual organizado pelo Uol.

Contato: fabricio.castro@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso