Economia & Mercados
01/12/2023 16:04

G20 Brasil: planeta precisa de transição energética urgente e Brasil é fornecedor, diz Lula


Por Célia Froufe

São Paulo, 01/12/2023 - Enquanto o Brasil apresenta seu Plano de Transição Energética na COP28 de Dubai, como tinha adiantado o Broadcast, o governo publica em seu novo site do grupo das 20 maiores economias do globo um vídeo de pouco mais de dois minutos com uma mensagem de boas-vindas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizando as ações na área de sustentabilidade. “O planeta precisa com urgência de uma transição energética, e o Brasil reúne todas as condições para produzir a energia verde que o mundo precisa”, diz.

No início da gravação, para marcar o comando do evento por um ano a partir de hoje, o chefe do Executivo explicou que o Brasil receberá pela primeira vez a reunião de cúpula do G20 - marcada para novembro, no Rio de Janeiro. “Os olhos do mundo estarão voltados para nós. Para o Brasil, assumir a presidência do G20 é mais do que uma honra, é um compromisso”, afirma.

Um dos compromissos é justamente, de acordo com Lula, enfrentar com “urgência” e “determinação” a crise climática. Segundo o presidente, esse enfrentamento não terá sucesso sem compensação financeira dos países mais ricos que, ao longo da história, devastaram o meio ambiente em nome do “progresso a qualquer custo”. “Temos de convencer os países ricos que não existem dois planetas Terra.”

O mandatário também citou que, entre os compromissos, está o de colocar o combate à fome, à extrema pobreza e à desigualdade no centro da agenda internacional. “Não é possível que tanto dinheiro continue na mão de tão poucas pessoas e tantas pessoas não tenham dinheiro para comer o mínimo necessário para sua sobrevivência”, argumenta.

O terceiro compromisso, de acordo com Lula, é engajar o G20 na luta do Brasil por uma nova governança global. “Não é possível que as organizações financeiras criadas há quase 80 anos continuem funcionando com os mesmos paradigmas sem levar em conta as alterações estruturais do século XXI”, afirma. Segundo o presidente, apenas haverá um crescimento sustentável de verdade se existir direcionamento de esforços e recursos em prol da produção, do trabalho e do emprego

O brasileiro prometeu ainda que, além da luta contra o racismo, o Brasil na presidência do G20 combaterá as formas de violência contra as mulheres, buscando a igualdade de direitos e de oportunidades. “São muitas as frentes de batalha e o empenho e o entusiasmo de cada uma e de cada um de vocês será fundamental”, diz. “O Brasil vai trabalhar com os demais países do bloco para tornar real o lema da nossa presidência do G20: a construção de um mundo justo e um planeta sustentável. É isso o que nós queremos que aconteça”, conclui.

contato: celia.froufe@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso