Economia & Mercados
16/03/2021 16:38

MME/Albuquerque: Não há perfil preestabelecido para novo presidente da Eletrobras


Por Luciana Collet e Wilian Miron

São Paulo, 16/03/2021 - O próximo presidente da Eletrobras, a suceder Wilson Ferreira Junior, que entregou o cargo ontem (15), não possui um perfil preestabelecido, mas deve ter capacidade de dar continuidade à gestão que vem sendo feita na companhia, afirmou nesta tarde o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

"Os gestores atuais da Eletrobras têm feito uma excelente administração, no nosso ponto de vista, e essa pessoa que vai assumir a Eletrobras, tem de dar continuidade a esse trabalho", disse o ministro, em entrevista à TV Band News.

Questionado se caberia alguém da área militar para assumir o comando da estatal elétrica, Albuquerque afirmou que não é feita distinção entre "área militar ou área civil". "Buscamos pessoas que tenham competência e capacidade para exercer os cargos a elas confiados, e é isso que vamos trabalhar", disse.

Albuquerque comentou que o presidente Jair Bolsonaro já está analisando alguns nomes. "Eu tenho conversado com ele, estou assessorando ele nesse sentido, e acreditamos que em breve poderemos anunciar um novo presidente da empresa", disse.

Após pouco mais de quatro anos à frente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior anunciou no fim de janeiro a decisão de sair da companhia, que foi efetivada ontem (15). Em seu lugar assumiu interinamente a diretora Financeira e de Relações com Investidores, Elvira Cavalcanti Presta, enquanto se dá andamento ao processo de seleção do futuro presidente, que conta com o apoio da consultoria organizacional Korn Ferry, contratada para o trabalho de seleção, iniciado em meados de fevereiro.

O pedido de demissão de Ferreira Junior foi atribuído à paralisação do processo de privatização da estatal. Somente após o anúncio que o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional uma nova proposta de texto legislativo que trata do tema, via medida provisória. Um projeto de lei anterior, de 2019, nunca andou.

Contato: luciana.collet@estadao.com; wilian.miron@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso