Economia & Mercados
20/07/2022 15:49

Devolução de crédios de PIS/Cofins não deve pressionar das distribuidoras, exceto da Light


Por Wilian Miron

São Paulo, 19/07/2022 - A agência de classificação de riscos Fitch Ratings disse em relatório que o repasse de créditos de PIS/Cofins aos consumidores não deve pressionar os perfis de crédito da maioria das distribuidoras de energia, com exceção da Light.

Na avaliação da Fitch, a devolução significativa desses créditos na distribuidora fluminense pode aumentar o risco de descumprimento de acordos financeiros. No caso da empresa, o saldo foi de aproximadamente R$ 800 milhões, o equivalente a 40% do Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Ebitda, da sigla em inglês) consolidado nos 12 meses encerrados em março.

"Este é o maior percentual verificado entre os grupos. Para Cemig, Enel, EDP BR e Equatorial, o saldo representou entre 15% e 18% do EBITDA, e abaixo de 10% para Energisa e CPFL. A Celesc já havia optado pelo repasse integral, portanto suas projeções não mudam", diz trecho do relatório.
O relatório destaca, ainda, que para a Light, se o repasse for aprovado, a relação dívida líquida ajustada/Ebitda ajustado se aproximaria do gatilho de rebaixamento de 4,5x em 2022 e 2023, comparado a 4,2x no cenário base anterior.

"Considerando o cálculo de alavancagem definido nos covenants da dívida, a Fitch projeta indicadores próximos de 3,5x para o biênio, o que coincide com o nível acordado nos eurobônus. Qualquer violação dos covenants restringiria a distribuição de dividendos e a captação de novas dívidas. As demais dívidas do grupo Light estabelecem covenants de 3,75x para este indicador, cujo descumprimento pode acarretar vencimento antecipado".

A Fitch também lembrou que, por decisão judicial, a Light e a Equatorial Alagoas não foram consideradas na Revisão Tarifária Extraordinária (RTE). A agência de classificação de riscos também pontuou que, para as demais distribuidoras, a a saída de caixa não pressionará os índices de alavancagem.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso