Economia & Mercados
19/05/2022 09:37

Engie e Copel acertam parceria para disputar leilão de transmissão de 30/06


Por Luciana Collet

São Paulo, 19/05/2022 - A Engie Brasil Energia e a Copel Geração e Transmissão (Copel GT) acertaram um termo de compromisso visando constituir uma parceria para a potencial participação no Leilão de Transmissão Aneel nº 01/2022, marcado para 30 de junho de 2022.

Conforme informou a geradora, a Engie terá 51% de participação na sociedade, enquanto Copel terá 49%.

"A parceria criada com a assinatura do Termo busca combinar as habilidades destas duas grandes empresas, para aumentar a competitividade no Leilão, possibilitando capturarmos oportunidades de crescimento nesse segmento", declarou o diretor-presidente e de Relações com Investidores da Engie, Eduardo Sattamini, em comunicado ao mercado.

Na semana passada, o presidente da Copel, Daniel Slaviero, já havia revelado que a companhia disputaria o próximo leilão de transmissão por meio de um consórcio no qual a companhia teria 49% de participação. No entanto, ele não revelou, na ocasião, o nome do parceiro.

"Fechamos uma parceria com uma empresa de primeira linha, achamos estratégico", disse o executivo, durante teleconferência com analistas e investidores para discutir os resultados corporativos do primeiro trimestre deste ano.

Segundo ele, a estratégia permitirá uma melhor atuação da Copel no certame, que terá grandes lotes a serem licitados, sendo três deles considerados os mais importantes porque farão o escoamento da geração de energia renovável do Nordeste e do Norte de Minas Gerais para o principal centro de carga do Sudeste.

No total, o leilão de 30 de junho vai ofertar 13 lotes, somando 5.291 quilômetros de linhas de transmissão e 6.260 MVA em capacidade de transformação de subestações, com investimentos estimados em R$ 15,3 bilhões.

Contato: Luciana.collet@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso