Economia & Mercados
24/11/2017 11:23

BC/Rocha: crédito parou de se contrair e tem perspectiva de recuperação nos próximos períodos


Brasília, 24/11/2017 - O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, disse que o estoque de crédito deverá crescer nos próximos meses, após ficar estável no último trimestre. “O saldo do crédito parou de se retrair e há a possibilidade de um crescimento gradual a partir dos próximos períodos, acompanhando a atividade”, afirmou.

Em outubro, o estoque total de crédito cresceu 0,1%, mesmo patamar registrado nos últimos três meses. Rocha ressaltou que ainda há um comportamento diferente em relação ao crédito pessoa física e pessoa jurídica. Enquanto para as famílias há uma expansão do saldo há um ano (5,6% nos últimos 12 meses), para as empresas há uma retração de 8,3% no mesmo período.

Ele destacou que há um desempenho melhor na concessão de crédito livre do que no direcionado, este último vinculado às operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem se reduzido neste ano. “Há indícios econômicos de que há uma substituição pelas empresas desse crédito por instrumentos do mercado de capitais”, afirmou.

Ele também ressaltou o aumento nas concessões em outubro (+1%), mostrando a realização de novas operações no mercado de crédito naquele mês. “Os desempenhos de concessões médias é positivo no mês, no trimestre (0,7%) e no ano (2,6%). Há uma expansão das novas operações de crédito”, acrescentou. (Lorenna Rodrigues e Fernando Nakagawa)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso