Economia & Mercados
17/02/2022 10:01

Rentabilidade do Atacadão compensa freada do varejo e ajuda resultado do Carrefour


Por Talita Nascimento*

São Paulo, 16/02/2022 - O Atacadão foi uma das boas surpresas dos números do quarto trimestre de 2021 apresentados pelo Grupo Carrefour Brasil. A companhia diz que conseguiu fazer "compras oportunísticas" que favoreceram o avanço de margem da bandeira. No trimestre, a margem Ebitda (que mede a rentabilidade) fechou em 7,9%, acima da média histórica do grupo, que varia entre 7% e 7,5%, segundo a gestão. Esse ganho compensou a perda de rentabilidade do setor de varejo, que sofreu com a queda de vendas de produtos não alimentares.

O avanço do Atacadão nessa linha, porém, deve ser pontual. O CFO da companhia, David Murciano, disse em teleconferência com analistas que houve alta rentabilidade da bandeira no trimestre, mas que os níveis históricos de margem devem se manter.

Os analistas Thiago Macruz, Helena Villares, Maria Clara Infantozzi e Felipe Amancio, do Itaú BBA, confirmam que a margem Ebitda foi o destaque, subindo 0,4 ponto porcentual no resultado consolidado. As vendas em mesmas lojas foram um pouco menores do que a casa esperava no atacarejo, 5% a menos, apesar das vendas líquidas amplamente em linha.

Já em relatório assinado pelos analistas Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, a XP destacou que a receita consolidada cresceu 4%, com a alta de 7% do Atacadão puxada pela expansão de lojas (44 inaugurações em 2021). Essa variação, na visão da casa, compensou a queda de 3,4% nas vendas da operação de varejo, que se deve à difícil base de comparação do varejo não alimentar e um ambiente macro mais desafiador.

Sobre as vendas não alimentares do varejo, Murciano admitiu, sem rodeios, que essa linha do balanço, especificamente nas vendas digitais, foi "uma decepção". "Temos de avançar muito mais. No segmento alimentar online temos um crescimento muito grande (146,5% de alta no GMV no quarto trimestre, ante o mesmo período de 2020), o não alimentar tem de acompanhar. Ele é parte do ecossistema e é muito importante porque o cliente quer o todo. É também uma oportunidade de entregar os produtos do banco", avalia.

As vendas brutas online (GMV) de produtos não alimentares do grupo caíram 28,7% no trimestre, em relação ao registrado no mesmo período de 2020. Murciano deixa claro, porém, que o grupo não pretende abandonar a categoria e que vê vantagens em continuar com produtos desse tipo tanto no digital como no comércio físico, na proposta dos hipermercados. Isso porque a venda desses itens favorece o oferecimento de serviços bancários, que também geram receita para o grupo.

Os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo, do Citi, registraram que os resultados do Carrefour vieram ligeiramente acima do esperado pela casa, mas reforçaram que o curto prazo ainda é desafiador para o grupo, dada a alta inflação persistente e as comparações difíceis entre empresas.

A visão é corroborada pelos analistas da XP, que afirmaram que o momento de resultados deve seguir desafiador, principalmente para operação de varejo, enquanto o fechamento da operação do Grupo BIG deve ocorrer apenas em junho.

Big

Um ponto importante da divulgação de resultados e que contribuiu para a alta de cerca de 5% que o papel teve durante o pregão foi a revisão para cima das expectativas de sinergias com a compra do Grupo Big.

As sinergias esperadas pelo Grupo Carrefour Brasil no momento da assinatura da operação totalizavam um Ebitda adicional de R$ 1,7 bilhão três anos após o fechamento da compra. "Após a revisão, atualmente vemos pelo menos 15% de aumento em relação ao valor inicialmente comunicado. Nesse momento estimamos que o montante de sinergias seja de, no mínimo, R$ 2 bilhões no ano de 2025", escreveu a companhia.

O Carrefour afirma que a melhora de expectativa veio de maiores ganhos relacionados à densidade de vendas e conversão de lojas, sinergia de compras e otimização de despesas gerais e maior eficiência da cadeia de suprimentos.

Início do ano

David Murciano disse que a companhia está satisfeita com o crescimento de vendas no conceito mesmas lojas (que leva em conta apenas estabelecimentos que já estavam abertos um ano antes) do Atacadão. Ele afirmou que as vendas do atacarejo e do varejo tanto de janeiro quanto de fevereiro deste ano estão bem, em alta de um dígito médio ('mid single digit', em suas palavras).

Ele afirmou que a companhia vê pontos positivos em ser a última proposta de hipermercados disponível ao consumidor, agora que o concorrente GPA descontinuou a bandeira Extra Hiper. "Vamos ter uma relação diferente com alguns fornecedores. Para alguns fornecedores que querem trabalhar com uma gama de produtos completa vamos ser um parceiro importante", afirma.

O Carrefour registrou um lucro líquido ajustado ao controlador de R$ 766 milhões no quarto trimestre de 2021. O resultado representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período de 2020. Já o Ebitda ajustado ficou em R$ 1,757 bilhão, uma alta de 1,4%. A receita líquida da companhia foi de R$ 20,661 bilhões, alta de 4%.

*Colaboraram Luísa Laval e Beth Moreira

Contato: talita.ferrari@estadao.com
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