Economia & Mercados
21/07/2022 18:02

Exclusivo: Prudential começa a vender seguro de vida no balcão de varejo do Itaú


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 20/07/2022 - A seguradora Prudential está ampliando a parceria com a corretora de seguros do Itaú, e passará a oferecer seguros de vida individual para todos os clientes de varejo do banco, e também os seguros de vida em grupo para clientes empresariais. Anteriormente, os produtos estavam disponíveis para clientes dos segmentos Personnalité e Uniclass, de maior renda.

O acordo entre o banco e a seguradora começou em 2018, e tem 50 mil apólices ativas. Com a chegada a um espectro mais amplo de clientes, a Prudential acredita que este número pode ser amplificado.

A venda através de parceiros é uma das apostas da companhia, que tem mais de 3,1 milhões de vidas em carteira no Brasil. Até 2015, a empresa operava através do que chama de life planners, ou corretores que adquirem franquias. Há sete anos, passou a distribuir apólices também via parceiros.

"A nossa expectativa é de que os canais atinjam resultados iguais", diz Patricia Freitas, vice-presidente de parcerias estratégicas multicanais da seguradora. No País, além dos bancos, a companhia tem oferecido seguros com outros players. Foi com a Prudential que o Mercado Pago entrou no setor, por exemplo.

Os bancos digitais são um vetor de crescimento que a empresa quer explorar. No entanto, nem toda potencial parceria interessa. A executiva afirma que o foco da Prudential é manter a eficiência no pagamento dos benefícios. "No Mercado Pago, eu pago até em uma hora. Como o capital segurado geralmente é menor, esse beneficiário não pode esperar."

A Prudential já distribui produtos através de outros balcões, como os da XP, do Modal e do BTG Pactual. Por enquanto, o Itaú é o único em que a empresa também chega ao varejo. Não há exclusividade de nenhum dos lados, mas a seguradora não tem pressa para buscar novos balcões para este público.

Em partes, a parceria significa uma volta para casa. Em 2016, o Itaú vendeu seus seguros de vida em grupo justamente para a Prudential, que desde então fez ajustes no produto. A maior parte das alterações se deu na parte de tecnologia.

"Tivemos mudança na automação de um processo, desde a cotação à emissão de uma apólice", afirma Patricia. Além disso, a empresa também criou um produto direcionado a empresa de micro, pequeno e médio porte, algo que não existia na carteira adquirida do banco.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
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