Economia & Mercados
21/09/2020 10:17

CSN: IPO da mineração pode acelerar crescimento orgânico da Casa de Pedra


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 21/09/2020 - A CSN acredita que o IPO de sua unidade de mineração pode acelerar o crescimento orgânico da mina de Casa de Pedra, um dos principais ativos da unidade. A informação está em atualização do formulário de referência de 2020, publicada há pouco pela companhia. O novo texto inclui o plano de negócios da CSN Mineração considerando a possível oferta de ações da unidade.

Uma das formas de expandir a produção da mina, segundo a CSN, será o projeto de recuperação de rejeitos de barragens de mineração. Uma das unidades de processamento incluídas é a da Casa de Pedra. Junto com a unidade de rejeito de Pires, a companhia espera recuperar ao todo 180 milhões de toneladas de rejeito que hoje está estocado nas barragens. O projeto deve consumir R$ 1,1 bilhão em investimentos em cinco anos.

Os dados da CSN, que condensam a Casa de Pedra e a mina de Engenho, apontam para 5,9 bilhões de toneladas em recursos a explorar, sendo 3,4 bilhões em reservas de minério de ferro de alta qualidade. "O histórico da mina de Casa de Pedra é de uma conversão de 85% de recursos em reservas, em função das suas características excepcionais, tratando-se de um corpo único e homogêneo de minério de ferro de alta qualidade."

Localizada em Congonhas, em Minas Gerais, a Casa de Pedra está na CSN desde 1946, quando foi estatizada pelo governo brasileiro. Ela foi repassada à iniciativa privada junto com a companhia, em 1993, e foi um dos ativos formadores da CSN Mineração, em 2015.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso