Economia & Mercados
17/06/2021 09:15

MME/Bento Albuquerque: governo não trabalha com hipótese de racionamento de energia


Por Leandro Tavares

São Paulo, 17/06/2021 - O governo não trabalha com a hipótese de racionamento de energia, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista à GloboNews. Segundo ele, o que o presidente da Câmara, Arthur Lira, falou após reunião no ministério, no dia 15, foi do uso racional da energia e das águas.

“Monitoramos os sistemas 24 horas por dia, 365 dias do ano, desde outubro do ano passado para atender ao sistema elétrico nacional”, explicou Albuquerque.

Em relação ao aumento da conta de luz para o consumidor, por conta do despacho térmico, o ministro reafirmou que não será um aumento. “O consumidor vai pagar pelo custo da geração de energia, que ficará mais cara por conta da escassez. O custo vai aumentar para todos os consumidores, seja ele cativo ou grandes consumidores. Temos que despachar energia mais cara para o consumidor”.

Uso racional da energia

Albuquerque disse ainda que o governo vai intensificar uma campanha para o uso racional da energia com associações de consumidores para que venham mais informações na conta de luz. “O importante é evitar aquilo que não fundamental para o dia a dia. Se não precisa ligar o ar condicionado, não ligue. Use a energia nos momentos necessários. Temos que ter atenção à eficiência energética”.

Contato: leandro.tavares@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso