Economia & Mercados
15/11/2018 10:08

Reino Unido: Secretária para Trabalho e Pensões renuncia por discordar de acordo do Brexit


São Paulo, 15/11/2018 - A secretária para o trabalho e pensões do Reino Unido, Esther McVey, também renunciou ao cargo por não concordar com o acordo feito pelo gabinete da ministra Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

Com isso, May perdeu hoje pelo menos quatro integrantes de seu gabinete. Também renunciaram a seus cargos o secretário do Brexit, Dominic Raab, e sua vice-secretária, Suella Braverman, além do vice-secretário para a Irlanda do Norte, Shailesh Vara.

McVey publicou em rede social a carta-renúncia enviada à primeira ministra, em que afirma que "o acordo colocado frente ao gabinete ontem não honra o resultado do referendo (para saída do Reino Unido da UE). Na verdade, ele não atende aos princípios que você definiu desde o início de seu mandato", aponta.

Segundo ela, o acordo firmado faz com que o Reino Unido "abra mão de 39 bilhões de libras para a União Europeia sem nada em troca". O principal problema do acordo, que levou às renúncias, é o arranjo feito para a fronteira da Irlanda do Norte, que determina que não haverá uma fronteira física entre as duas Irlandas e que haverá livre fluxo comercial até 2020, quando as duas regiões deverão fazer um acordo entre si.

Além disso, a secretária pontua que um acordo diferente só para a área irlandesa, coloca em risco a integridade do Reino Unido. "Fomos do nenhum acordo é melhor que um mau acordo, para o qualquer acordo é melhor que nada", critica ela. (Bárbara Nascimento - barbara.nascimento@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso