Economia & Mercados
01/07/2020 08:48

WhatsApp elogia decisão do Cade e diz que espera restaurar o serviço com a Cielo em breve


Por Aline Bronzati

São Paulo, 01/07/2020 - O WhatsApp, controlado pelo Facebook, divulgou na noite desta terça-feira um posicionamento a respeito da decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sobre a revogação da medida cautelar que suspendia a parceria do Facebook com a Cielo.

"Estamos satisfeitos pelo Cade ter agido rapidamente para suspender suas restrições preventivas aos pagamentos no WhatsApp", informou a empresa ao Broadcast. "Esperamos continuar atuando junto às autoridades brasileiras para restaurar o serviço em breve e permitir que todos os usuários do WhatsApp no Brasil enviem dinheiro para amigos e familiares ou comprem um produto diretamente no aplicativo", informou, em nota.

O WhatsApp defende que o recurso é inovador e vai ajudar os usuários a aumentar a atividade econômica do país, "especialmente nesses tempos difíceis”.

Após avaliar documentos entregues por Facebook e Cielo, o Cade decidiu suspender a medida cautelar. "As informações trazidas reduzem substancialmente os riscos apontados no cenário de potencialidade lesiva, motivando a revogação da decisão que determinou a imposição de medida cautelar", explica o Cade, na decisão.

O órgão antitruste também afirma que, por ora, considera-se que poderia ser afastada a possibilidade de efeitos negativos imediatos e irreversíveis ao mercado por conta da parceria do Facebook com a Cielo. Apesar de ter revogado a cautelar, o Cade manteve a investigação.

Na prática, contudo, a solução de envio e recebimento de dinheiro por meio do WhatsApp ainda não pode ser retomada. Falta, sobretudo, a aprovação por parte do Banco Central.

Contato: aline.bronzati@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso