Economia & Mercados
06/04/2022 12:00

Especial: ‘Precisamos dialogar sobre a precificação do combustível’, diz CEO da Alta


Por Juliana Estigarríbia

São Paulo, 06/04/2022 - Em meio ao aumento expressivo dos combustíveis, a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) defende um diálogo aberto sobre a precificação do insumo com o governo e a Petrobras. Segundo o CEO e diretor-executivo da entidade, José Ricardo Botelho, a questão precisa ser encarada como uma “visão de Estado”.

“Precisamos dialogar sobre a precificação do combustível no Brasil. Embora a fórmula seja internacional, uma boa parte dos custos é em moeda nacional, como logística e armazenamento, por exemplo. Queremos discutir uma agenda propositiva, não agressiva”, disse ao Broadcast.

De acordo com Botelho, o querosene de aviação (QAV) representa o maior peso nos custos das companhias aéreas e, aliado ao câmbio, reduz significativamente a competitividade do setor. Ele admite que houve avanços importantes na redução de custos nos últimos anos, incluindo a autorização do uso do combustível Jet A - que tem mais escala global - no País. “Só quatro países usavam o Jet A1, isso já foi um grande avanço para nossa competitividade.”

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso