Economia & Mercados
08/12/2023 09:13

Mercosul: blocos estão engajados em discussões para finalizar questões pendentes em acordo


Por Juliana Garçon e Gabriel Vasconcelos

Rio, 07/12/2023 - O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil informou, por meio de nota, que o Mercosul e a União Europeia (UE) seguem "engajados em discussões construtivas com vistas a finalizar as questões pendentes no âmbito do Acordo de Associação".

De acordo com a nota, houve "avanços consideráveis" nos últimos meses. "As negociações prosseguem com a ambição de concluir o processo e alcançar um acordo que seja mutuamente benéfico para ambas as regiões e que atenda às demandas e aspirações das respectivas sociedades", informou o MRE.

Nos últimos dias, negociadores brasileiros e o próprio presidente Lula reconheceram que os termos relacionados a compras governamentais no acordo ainda são insatisfatórios para o Brasil e o Mercosul.

Outro ponto de divergência diz respeito à pretensão europeia de controlar sistemas de monitoramento da Amazônia, o que tem sido rechaçado pelo Brasil. Mais amplamente, há uma posição do governo da Argentina de esperar a constituição plena do governo eleito de Javier Milei, além da resistência pública do governo francês ao acordo.

"Com base nos avanços efetuados até a presente data nas negociações, ambas as partes esperam alcançar rapidamente um acordo que corresponda à natureza estratégica dos laços que as vinculam e à contribuição crucial que podem oferecer para enfrentar os desafios globais em áreas como o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e o multilateralismo", continuou o MRE em nota.

Havia por parte do governo brasileiro a intenção de assinar o acordo de livre comércio com a União Europeia ainda nesta semana, durante a Cúpula do Mercosul, que acontece no Rio de Janeiro. Como mostrou o Broadcast, desde segunda-feira, no entanto, membros do Itamaraty e da Presidência reconhecem a impossibilidade de chegar a bom termo.

Contato: Gabriel.vasconcelos@estadao.com; juliana.garcon@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso