Economia & Mercados
21/12/2023 20:02

Abipag afirma que 'enaltece' iniciativa do CMN e do BC de disciplinar teto do rotativo


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 21/12/2023 - A Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), que representa empresas como Stone, SumUp e Dock, elogiou a regulamentação do teto de juros do crédito rotativo pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A resolução do CMN foi divulgada nesta quinta-feira.

"A Abipag enaltece a iniciativa do CMN e do BC de disciplinar em atos normativos o novo regime aplicável a operações de crédito relativas ao crédito rotativo e parcelamento de fatura de cartões de crédito, incluídas as disposições de portabilidade e transparência no âmbito da contratação dessas operações por usuários finais", diz a entidade, em nota.

A resolução define a chamada dívida original, sobre a qual incidirá o teto de 100% estabelecido pela lei do Desenrola. Também define de maneira mais clara os fluxos da portabilidade de dívidas do cartão de crédito entre instituições, um dos pleitos de parte do setor.

O CMN deixou de fora mudanças no parcelado sem juros, que de acordo com os grandes bancos privados é responsável pelas taxas atuais do rotativo. Segundo as instituições, o rotativo subsidia o parcelado. Por isso, para reduzir os juros do rotativo, seria necessário limitar o uso das parcelas sem juros em compras no cartão de crédito.

A Abipag foi uma das associações que se posicionou contra a tentativa dos bancos de limitar o parcelado. Em manifestações e estudos publicados ao longo do ano, a associação afirmou que a associação entre parcelado e rotativo não era procedente.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso