Economia & Mercados
14/03/2022 09:20

Eneva e Focus efetivam combinação que permitirá à operadora de gás a entrada em renováveis


Por Leandro Tavares

São Paulo, 12/03/2022 - A Eneva e a Focus Energia anunciaram que finalizaram todas as etapas para a combinação de negócios entre as companhias, que prevê a incorporação societária da Focus por uma subsidiária da Eneva, com a extinção da Focus, que será sucedida por uma holding.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Eneva informou que, tendo em vista que um acionista da Focus, representando 200 ações ordinárias, exerceu seu direito de retirada, a holding emitirá um total de 179,309 milhões de novas ações, sendo 89,654 ações ordinárias e 89,654 de papéis preferenciais.

Com isso, os atuais acionistas de ações ordinárias da Focus receberam o valor de R$ 731,304 milhões, considerando a atualização pela variação do CDI sobre o valor base de R$ 715 milhões a partir de 15 de dezembro de 2021 até o dia 11 de fevereiro. O pagamento será efetivado no dia 21 de março.

Além disso, os acionistas da holding receberão 0,189616476806 novas ações ordinárias de emissão da Eneva para cada uma ação ordinária, respeitadas as negociações realizadas até o dia 11 de fevereiro, totalizando 17 milhões de novas ações ordinárias da nominal da Eneva, de modo que a holding foi extinta.

O acordo da Eneva com a Focus permitirá à operadora privada de gás natural diversificar as fontes de energia e seu modelo de negócios. Hoje focada na exploração e produção (E&P) de gás natural e na geração termelétrica a gás, a empresa avançará em três linhas de negócio desenvolvidas pela Focus - comercialização de energia, geração centralizada e geração distribuída (GD) - assumindo uma carteira de contratos e clientes, ativos operacionais, e portfólio de projetos que somam 3,7 gigawatts-pico (GWp) de potência instalada.

Contato: leandro.tavares@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso