Economia & Mercados
26/06/2024 17:10

Exclusivo/Julius Baer: 5 cidades da Europa sobem em índice de regiões mais caras para viver bem


Por Laís Adriana

São Paulo, 25/06/2024 - Cinco cidades da Europa subiram para o "Top 10" do índice de estilo de vida compilado pelo Julius Baer de regiões mais caras para viver bem, segundo relatório enviado com exclusividade para o Broadcast. O levantamento mostra que o avanço dos preços de bens e serviços cotados em dólares desacelerou para 4% nos últimos 12 meses em escala global, mas aponta persistência em itens relacionados a viagens e hospitalidade.

O Julius Baer afirma que esta é a primeira vez que a região da Europa, Oriente Médio e África (EMEA, em inglês) se torna a mais cara para viver desde a criação do índice, que analisa uma cesta de bens e serviços em 25 cidades ao redor do mundo.



Diretor de Pesquisa do Julius Baer, Christian Gattiker afirma que flutuações cambiais "são importantes" no impacto de custos sobre cada região e ao determinar as posições do ranking. Tóquio, por exemplo, caiu da 15ª posição para a 23ª, diante da desvalorização do iene e da desaceleração nos preços de outras regiões da Ásia-Pacífico. Somente Cingapura manteve posição na região, em primeiro lugar, e apenas Hong Kong subiu de terceiro para segundo lugar.



Na região das Américas, São Paulo permaneceu na nona posição do "Top 10", enquanto Nova York caiu do quinto lugar para o sétimo. Já a Cidade do México subiu do 21º lugar para o 16º, devido a forte valorização do peso mexicano.


Evolução do Top 10
Posição 2023 2024
Cingapura Cingapura
Xangai Hong Kong
Hong Kong Londres
Londres Xangai
Nova York Monaco
Monaco Zurique
Dubai Nova York
Taipei Paris
São Paulo São Paulo
10ª Miami Milão
Fonte: Relatório "Riqueza global e estilo de vida em 2024"/Julius Baer

As Américas também são a região mais cara em custos relacionados à saúde - cerca de 86% acima da média global - e têm o "aumento regional mais extremo" para qualquer item, em uma comparação anual, conforme o relatório. O índice de estilo de vida do Julius Baer mostra um avanço de 6% dos preços médios na região, em termos de dólares. Já na América Latina, foi registrada maior concentração com gastos em serviços de alto valor, como passagens aéreas de classe executiva, hotéis e jantares requintados.

Por outro lado, a América Latina, o Oriente Médio e a região da Ásia-Pacífico foram responsáveis pela maior parte das "estratégias de investimentos sustentáveis" em 2024, com foco em portfólios de ESG.

Contato: lais.almeida@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso