Economia & Mercados
24/11/2020 12:05

Receita/Malaquias: pandemia ainda causa redução da arrecadação, descontados os fatores atípicos


Por Eduardo Rodrigues

Brasília, 24/11/2020 - O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros do Fisco, Claudemir Malaquias, admitiu há pouco que os efeitos econômicos da pandemia de covid-19 ainda levam a uma redução da arrecadação federal, quando descontados os fatores atípicos, como o pagamento de impostos adiados no auge da crise

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 153,938 bilhões em outubro, com alta real de 9,56% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Uma parcela dessa diferença corresponde ao retorno da cobrança de tributos federais - PIS/Cofins e da contribuição patronal para a previdência - que foi adiada (ou diferida, no jargão do Fisco) para suavizar o fluxo de caixa das empresas afetadas pelo novo coronavírus. Em agosto os contribuintes quitaram pagamentos adiados de abril, tiveram um respiro em setembro e, em outubro, foi a vez dos pagamentos adiados referentes a maio.

“As medidas de distanciamento social contribuíram fortemente para o arrefecimento da atividade econômica. A pandemia ainda causa redução da arrecadação, descontados esses fatores atípicos”, avaliou Malaquias.

Contato: eduardor.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso