Economia & Mercados
02/08/2023 10:47

Fitch: controle da curva de juros mais flexível não prejudica rating do Japão e ajuda bancos


Por Gabriel Tassi Lara

São Paulo, 02/08/2023 - Os recentes ajustes na política monetária do Japão, como a abordagem mais flexível para o controle da curva de juros, não vão trazer grandes riscos para a classificação de crédito do país, afirma a Fitch em nota divulgada hoje. Segundo ela, "a política de controle de juros mais flexível vai ser positiva para os bancos japoneses".

No texto, a agência de classificação de crédito afirma que a inflação mais elevada pode mitigar os efeitos das taxas mais altas na dívida japonesa, e que a autoridade monetária do país, o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), tende a ser tolerante com as taxas de inflação temporariamente acima da meta. No médio prazo, a inflação ao consumidor ficará abaixo da meta estabelecida pelo BoJ, de 2% ao ano.

A Fitch pondera que os baixos custos de crédito do Japão sustentam seu rating 'A', com perspectiva estável, mas acrescenta que sua principal fraqueza é a alta dívida pública, que deve chegar a 240% na relação dívida/Produto Interno Bruto (PIB) no fim de 2023. Para atingir um equilíbrio fiscal primário, a agência diz que é preciso delimitar políticas fiscais para o país, mas ela considera que o governo "ainda não delineou políticas que acreditamos que possam levar ao equilíbrio fiscal primário".

Contato: gabriel.lara@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso