Economia & Mercados
13/03/2024 11:33

Fontes: Fazenda terá assento no Conselho de Administração da Petrobras


Por Célia Froufe

Brasília, 11/03/2024 - O Ministério da Fazenda terá um assento no Conselho de Administração da Petrobras, informaram há pouco ao Broadcast três fontes que acompanham o assunto. A decisão já está certa. Tanto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Pasta encaminhasse o nome do indicado para passar pelo crivo do conselho da estatal.

Conforme tinha adiantado o Broadcast em novembro
, já havia uma demanda pela vaga por parte do ministro Fernando Haddad. Durante entrevista coletiva no início desta noite, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, começou a falar sobre um convite que faria à Fazenda, mas ele não desenvolveu o tema.

O atual governo Lula não dispunha de um nome da Fazenda na companhia. No governo anterior, de Jair Bolsonaro, a Pasta - denominada de Economia - também não contava com uma cadeira no Conselho da estatal. Mas o então ministro Paulo Guedes tinha forte influência sobre a empresa.

Em maio de 2022, o comandante da economia do País emplacou, em menos de um mês, dois subordinados no alto escalão. Para o Ministério de Minas e Energia, levou Adolfo Sachsida, que atuava na Pasta e teve como primeiro ato o início dos estudos para a prometida privatização da Petrobras feita por Guedes durante a campanha de Bolsonaro, que nunca ocorreu. Já para a presidência da estatal, o ex-ministro escolheu outro de seus secretários: Caio Mário Paes de Andrade. Seu nome, porém, gerou muita insatisfação no meio, já que não tinha formação ou experiência no setor.

Contato: celia.froufe@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso