Economia & Mercados
30/04/2020 17:36

Abrabe: Faturamento de empresas de bebidas alcoólicas cai 71% na primeira quinzena de abril


Por Talita Nascimento

São Paulo, 30/4/2020 - A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) aponta uma queda média de 71% no faturamento das empresas de bebidas alcoólicas na primeira quinzena de abril. Para a presidente-executiva da instituição, Cristiane Foja, a diminuição de vendas está intimamente ligada ao fechamento de bares e restaurantes. No entanto, ela comenta que o consumo destes produtos costuma reagir imediatamente à renda dos brasileiros.

“A bebida alcoólica é um complemento ao convívio social, às celebrações e aos encontros festivos. No isolamento social, não há esta interação em larga escala”, diz Cristiane ao Broadcast. Uma pesquisa encomendada pela Abrabe à KPMG, em outubro de 2019, mostrou que 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontece em bares, restaurantes, casas noturnas e eventos.

Mas, para além do fechamento destes estabelecimentos, a recessão econômica que se desenha para os próximos meses também deve influenciar o padrão de consumo dos brasileiros quando se trata de bebida. “Quando há uma crise econômica no País, os consumidores fazem um ‘down-grade’ de produtos ou, ainda, acabam acessando bebidas provenientes do mercado ilegal. Vimos isso em 2014 e 2015”, comenta Cristiane.

A queda de faturamento registrada de 1 a 15 de abril nas empresas do ramo é maior que a da última pesquisa. A queda média no faturamento da segunda quinzena de março foi de 52%. A pesquisa foi feita junto às empresas associadas para acompanhar a evolução do impacto econômico devido à covid-19.

Contato: talita.ferrari@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso